23/05/2024
Sem categoria

ACONTECE NA UFMA

 II Semana de Iniciação à História –

Sob as Asas dos Ângelus Novos – (Re)fazendo História, a II Semana de Iniciação à História está com inscrições abertas para a apresentação de trabalhos até o dia 17 de novembro

No período de 9 a 12 de dezembro de 2013, o Centro Acadêmico de História Lagoa Amarela promove a II Semana de Iniciação à História. Com o tema, “Sob as Asas dos Ângelus Novos –(Re)fazendo a História”, o evento será realizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária. Podem participar estudantes, professores e pesquisadores do Curso de História de todas as Universidades do Ensino Superior pública e privada.

Os interessados em participar da II Semana de Iniciação à História podem fazer suas inscrições no bloco um do Centro Acadêmico de História; no térreo do Centro de Ciências Humanas CCH/UFMA e na sala 103 norte do Centro Pedagógico Paulo Freire e ainda pelo e-mail: cahisclio@outlook.com. As inscrições para alunos e professores pesquisadores custam R$ 15 e podem ser feitas até o dia 17 de novembro, sendo que para ouvintes, o valor da inscrição é de R$ 10 e podem ser feitas até o dia 9 de dezembro no local do evento.
Segundo o coordenador Wesley Avelar o evento contará com o apoio do Departamento e Coordenação do Curso de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Observatório Cultural. O objetivo é fomentar a pesquisa e o conhecimento dos trabalhos produzidos no Estado. “A nossa expectativa é de obter bons resultados tais como os obtidos na primeira edição do evento. Conseguimos instigar os alunos e a pesquisa através de apresentação das produções acadêmicas tanto da UFMA quanto da UEMA e da Faculdade Santa Fé, e esperamos que este ano seja maior a participação desses que fazem parte do ambiente de produção histórica“ disse.
__________________

I Encontro Maranhense de Ensino de Física

O Evento é uma iniciativa de professores da UFMA, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), será realizado de 23 a 25 de Outubro.

Foto Acontece na UFMA o I Encontro Maranhense de Ensino de Física





SÃO LUÍS – Acontece entre os dias 23 a 25 de outubro o I Encontro Maranhense de Ensino de Física com a temática A Física do Ensino Básico. O evento, a ser realizado na Cidade Universitária, é uma iniciativa de professores da UFMA, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O Encontro tem por objetivo reunir professores, pesquisadores da área e graduandos para discutir questões ligadas ao ensino da Física e da qualificação do respectivo discente. Além disso, a ocasião é uma oportunidade para que as Instituições façam divulgação da área de pesquisa em ensino de física  para discentes e professores além de incentivar aos  estudantes de escola do Ensino Básico no estudo da Física a partir das oficinas propostas.
Durante o evento serão discutidos temas como “A física no ensino médio e sua relação com a cultura”; “A Segunda Licenciatura (PAFOR) em Física no Maranhão”; “Formação de Professor de Física para a Educação Básica”; “História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Física”; “Linguagens no Ensino de Física”; “O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física no Maranhão”; “Pesquisa em Ensino de Física e Pós-Graduação”, entre outros.
O público-alvo do evento são Professores de Física e estudantes da Educação Básica, graduandos de Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Ciências da Natureza. As palestras, mesas-redondas, relatos de experiências, recomendações dos GT serão realizadas no Auditório Central da UFMA. Os Grupos de Trabalho GT1 e GT2 serão realizados no Auditório 1 e 2 do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). As oficinas serão realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire, nas salas 201, 202, 203 da Asa Sul e Sala 310 da Asa Norte do Centro Pedagógico Paulo Freire. 
Para se inscrever, o participante deverá preencher o formulário de inscrição disponível disponível no site do evento e entregar na Sala do PIBID de Física, no Bloco 02, sala 301, no terceiro piso do CCET, juntamente com o valor da taxa de inscrição. Para mais informação acesse o site do Encontro

______________

UFMA está oferecendo 25 vagas para professor-adjunto

São 16 vagas para adjunto, oito para assistente e uma para auxiliar

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está com inscrições abertas até 25 de outubro, para o concurso de 25 vagas de professor, sendo 16 para adjunto, oito para assistente e uma para auxiliar. Há vagas, também, para coordenador..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.