20/01/2026

Ancelotti é apresentado como novo técnico e convoca Seleção Brasileira

Carlo Ancelotti foi apresentado, nesta segunda-feira (26/5), como novo treinador da Seleção Brasileira. A apresentação foi realizada em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Como primeiro ato à frente da Amarelinha, o italiano convocou os atletas escalados para a próxima Data Fifa, em jogos contra Equador e Paraguai.

Ancelotti convocou o Brasil para os duelos contra Equador, no dia 5 de junho, e Paraguai, no dia 10.

Presidente da CBF, Samir Xaud abriu a apresentação de Ancelotti. O dirigente afirmou que acredita no trabalho do italiano e que dará toda autonomia a ele. Coordenador executivo de seleções, Rodrigo Caetano também deu boas-vindas ao técnico de 65 anos.

“Primeiras impressões são muito bonitas. É uma honra, um grande orgulho comandar a Seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que Brasil volte a ser campeão, vamos juntos. Precisamos de todos vocês. Eu fui recebido aqui com muito carinho. É a minha primeira vez, e estou muito contente. Eu estou muito animado e acho que vamos fazer um trabalho. Agradeço à CBF por me trazer aqui e ao Real Madrid por me dar essa oportunidade. O desafio é muito grande. Eu sempre digo que tenho uma conexão com este, em especial. A recepção é muito especial. Eu vou tentar realizar um trabalho com o nível máximo.”

Conexão com Brasil

“Minha conexão com o Brasil começou muito cedo, nos anos 1980, com Cerezo, Falcão; depois, com os anos, eu treinei 34 jogadores brasileiros. Mencionar todos eles, eu posso fazer, porque eu tenho boa memória, mas eu acho que é uma falta de respeito com o possível esquecimento, mas os melhores são: Ronaldo, Rivaldo, Kaká, Marcelo, Douglas Costa, Cafu, Dida, Emerson. Eu não posso esquecer Endrick, Rodrigo, Militão. Essa conexão começou muito cedo na minha carreira. Pela primeira vez, eu venho ao Rio. É algo difícil, porque eu estive em todas as cidades do mundo, faltava o Rio, e finalmente eu cheguei ao Rio. Eu quero aproveitar esta cidade.”

Palmas para Parreira e presente de Luiz Felipe Scolari

Carlos Alberto Parreira, técnico do tetra em 1994, mandou mensagem por vídeo para Ancelotti e foi recebido com palmas. Já Luiz Felipe Scolari, comandante do penta em 2002, compareceu presencialmente, abraçou o italiano e lhe entregou um jaqueta de treinador da Seleção.

“Dizer ao Carlo que é um prazer, é uma alegria, uma satisfação, uma felicidade estar contigo. E que desejamos o melhor possível. Seja a pessoa que sempre foi e vai conseguir no Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua vida. Tudo de bom! E o melhor para o nosso Brasil!”, disse Felipão.

Entrevista Coletiva

Neymar fora

“Como eu disse, nesta convocação eu tentei selecionar jogadores que estão bem. Neymar teve uma lesão há pouco tempo. Todos sabem que Neymar é um jogador muito importante, sempre foi e sempre será. Logicamente, infelizmente, atualmente temos muitos jogadores que sofrem lesões e que não podem estar na Seleção, como Neymar, que passou por uma seleção. O que eu quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos e, logicamente, no caso específico de Neymar, contamos com ele. É a Seleção nacional. O Brasil conta com ele. Ele voltou ao Brasil para jogar para se preparar bem para o Mundial. Eu falei com ele nesta manhã para explicar a ele isso e ele está totalmente de acordo. Nós assim continuamos.”