28/05/2024

Brasil perde para Camarões, mas termina em primeiro no Grupo G da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira decepcionou ao perder para Camarões, por 1 a 0, pela última rodada do Grupo G. O Brasil jogou repleto de reservas, desperdiçou algumas chances, mas foi castigado nos acréscimos com gol de Aboubakar, que marcou de cabeça aos 46 minutos do segundo tempo e foi expulso em seguida após tirar a camisa e levar o segundo cartão amarelo. 

Apesar da derrota, o Brasil passou em primeiro no Grupo G e volta a jogar na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, no Estádio 974, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os coreanos avançaram em segundo lugar no Grupo H, no qual Portugal foi o líder. Uruguai e Gana foram eliminadas.

Com a classificação assegurada, o técnico Tite poupou os titulares e escalou o Brasil totalmente reserva. A cautela é justificável já que Danilo, Neymar e Alex Sandro estão no departamento médico após se lesionarem na Copa do Mundo. 

VELOCIDADE E INDIVIDUALIDADE
A falta de ritmo e entrosamento dos jogadores reservas fizeram do Brasil um time de muita correria e pouca triangulação. Antony e principalmente Gabriel Martinelli foram muito acionados e criaram as principais jogadas da equipe no primeiro tempo. Rodrygo pecou por prender demais a bola, desperdiçando ataques promissores da Seleção.  

CAIXA DE FERRAMENTA ABERTA
A individualidade do Brasil obrigou Camarões a parar as jogadas com faltas, algumas até violentas. Três jogadores camaroneses levaram cartão amarelo. O Brasil também não ficou atrás e também foi advertido com Éder Militão, que não afinou para os africanos. 

PERIGO PELA PRIMEIRA VEZ
O Brasil ostentava o fato de não ter sofrido finalização nos dois primeiros jogos. Alisson foi um mero espectador dentro de campo contra Sérvia e Suíça. Poupado, viu do banco Ederson fazer grande defesa em chute Mbeumo.

MAIS UM?
Logo nos primeiros minutos da segunda etapa o Brasil sofreu uma baixa importante que pode impactar na fase mata-mata. Alex Telles foi substituído com dores no joelho direito após uma queda ao disputar a bola. O lateral-esquerdo saiu de campo bastante abatido e chorou bastante no banco de reservas. Vale lembrar que o titular da posição, Alex Sandro, foi desfalque por causa de uma lesão no lado esquerdo do quadril. Neymar e Danilo também estão no departamento médico.

BATISMO
Os jogadores do Flamengo, Éverton Ribeiro e Pedro, enfim, estrearam na Copa do Mundo. Com o batismo dos dois, 25 dos 26 convocados do Brasil entraram em campo no Mundial. Apenas o goleiro Weverton, do Palmeiras, ainda não recebeu oportunidade. 

CORRERIA E POUCA INSPIRAÇÃO
As mudanças feitas por Tite oxigenaram o setor ofensivo, que passou a pressionar mais, porém a velocidade por muitas vezes foi confundida com pressa. A afobação fez com que ataques promissores fossem desperdiçados.

DITADO MANJADO
O Brasil seguiu atacando, mas deu espaços na defesa e em um contra-ataque foi castigado. Aboubakar marcou de cabeça, aos 46 do segundo tempo, finalizando no cantinho, sem chances para Ederson. Fim de um tabu histórico, já que o Brasil jamais tinha perdido para seleções africanas. 

FICHA TÉCNICA

CAMARÕES 1 X 0 BRASIL
Copa do Mundo Qatar 2022
Grupo G – 3ª rodada

Local: Estádio Lusail, em Doha (QAT)
Data e horário: 02/12/2022, às 16h (de Brasília; 22h no horário local)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA)
VAR: Alejandro Hernández (ESP)
Cartões amarelos: Tolo, Kunde, Fai, Aboubakar (CAM); Éder Militão (BRA)
Cartões vermelhos: Aboubakar (CAM)

Gol: Aboubakar 46’/2ºT (1-0)

CAMARÕES (Técnico: Rigobert Song)
Epassy; Collins Fai, Wooh, Ebosse e Nouhou Tolo; Anguissa, Kunde (Ncham 22’/2ºT), Mbeumo (Toko Ekambi 18’/2ºT), Ngamaleu e Choupo-Moting; Aboubakar.

BRASIL (Técnico: Tite)
Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos 9’/2ºT); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães 9’/2ºT) e Rodrygo (Éverton Ribeiro 9’/2ºT); Antony (Raphinha 33’/2ºT), Gabriel Jesus (Pedro 18’/2ºT) e Gabriel Martinelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.