14/04/2024

APAE DE SÃO LUÍS PROMOVE SÉRIE DE LIVES EM ALUSÃOÀ SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

A APAE de São Luís promoverá uma série de três lives em seu canal oficial no Youtube para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. O evento será realizado a partir das 11h da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, com transmissões subsequentes sempre às segundas-feiras, até o dia 21 de agosto.

Com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, as lives têm como propósito discutir a importância da inclusão no mundo do trabalho para as pessoas com deficiência e os desafios enfrentados nesse processo. A primeira live, intitulada “Empregar também é incluir”, será apresentada pelo jornalista Gabriel Bartowski e contará com a participação especial do Dr. Leandro da Costa Lopes, Advogado do Escritório-Escola Expedito Alves de Melo da Faculdade Santa Terezinha – CEST; além da presença da Psicóloga Vanussa Sampaio, integrante da equipe do Programa de Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da APAE de São Luís.

O evento visa aprofundar o debate sobre a legislação que ampara os direitos das pessoas com deficiência, destacando o decreto que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Lei de Cotas e o auxílio-inclusão, fundamentais para garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Dados do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa apontam que, apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda há dificuldades para a inserção das pessoas com deficiência, especialmente aquelas com deficiência intelectual e múltipla, no mercado de trabalho. O estudo do Novo Caged revela que houve 761 postos de trabalho registrados para pessoas com deficiência intelectual nos três primeiros meses de 2023, demonstrando um progresso significativo. No entanto, as deficiências múltipla e reabilitado enfrentaram quedas no mesmo período, evidenciando a necessidade de continuar avançando em ações que promovam a inclusão no mercado de trabalho.

Durante a live, serão discutidos os desafios específicos enfrentados por pessoas com deficiência intelectual e múltipla na busca por emprego, bem como a importância de conscientizar a sociedade sobre as capacidades e direitos desse público.

Um dos destaques da live será a apresentação do Sistema de Inserção da Pessoa com Deficiência (SIAP) da APAE de São Luís, uma iniciativa bem-sucedida que tem auxiliado na busca e manutenção de emprego para pessoas com deficiência na região. Além disso, serão compartilhados dados e estatísticas sobre a inclusão no mercado de trabalho e casos inspiradores de pessoas com deficiência que conseguiram se inserir profissionalmente.

A transmissão contará com interação do público, que poderá garantir um certificado de participação realizando a inscrição pelo link https://forms.gle/6kcfjtpq7gaNrbt9A; e confirmando a participação comentando o nome no bate-papo da live durante a transmissão.

A APAE de São Luís reforça seu compromisso em promover a inclusão e valorização das pessoas com deficiência, bem como conscientizar a sociedade sobre seus direitos. A instituição convida a todos para participar das lives e se engajar nessa importante causa.

 NÃO PERCA / ASSISTA PELO YOUTUBE:

– Live: “Empregar também é incluir “

– Data: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023

– Horário: 11h

– Link de inscrição: [ https://forms.gle/6kcfjtpq7gaNrbt9A ]

– Onde  / No Canal oficial da APAE de São Luís: [APAE de São Luís – YouTube]