13/06/2024

Arraial da Cidade recebe shows de Elba Ramalho e Tony Guerra & Forró Sacode neste sábado (8)

Na noite deste sábado (8), o público que comparecer ao Arraial da Cidade vai aplaudir vários grupos folclóricos e se divertir ao som dos cantores Elba Ramalho e Tony Guerra & Forró Sacode. A programação do espaço da Prefeitura de São Luís, montado na Praça Maria Aragão, começa a partir das 18h.
Além dos convidados especiais, haverá apresentação do grupo “A lenda do bumba meu boi”, Dança do Boiadeiro Gaúcho Negro, Boi de Morros (orquestra), Boi Mocidade Axixaense, Boi de Santa Fé, Boi meu Tamarineiro e Boi da Pindoba. O Espaço Reggae vai receber a banda Capital Roots, às 19h, e o Barracão do Forró será animado pelo Trio Mandacaru, a partir das 20h. A Tenda Hot Space receberá o DJ Júnior Senna.
O público está ansioso para aplaudir a cantora Elba Ramalho na noite deste sábado (8), artista que tem tudo a ver com São João. Ela tem repertório que encaixa perfeitamente com a festa, principalmente dos gêneros forró, xote e quadrilha. São canções como “Olha pro céu”, “Boca do Balão”, “São João na Estrada”, “Forró do Xenhenhém”, entre diversas outras. Já Tony Guerra, além de músicas novas, vai relembrar os sucessos do Forró Sacode.
Toda a programação do Arraial da Cidade está sendo acompanhada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, pela vice-prefeita, Esmênia Miranda, e pelo secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
Na sexta-feira (7), Braide subiu ao palco para chamar a primeira atração e deu as boas-vindas ao público, lembrando sobre a determinação de circulação da frota de ônibus até as 2h da manhã. “Logo, não há problema em vir curtir a festa e voltar para casa. O evento é nosso e esse clima de descontração vai prevalecer até o término da programação”, afirmou o prefeito, anunciando o primeiro cantor a subir no palco, Vitor Fernandes.
O artista abriu a noite no Palco da Cidade cantando músicas que se tornaram bastante conhecidas do público e surpreendeu a plateia com músicas tradicionais do São João do Brasil. “Estou muito feliz em poder cantar aqui no São João de São Luís, um lugar que sempre abraçou a minha carreira. Para mim, é uma satisfação grande, pois São João, na minha opinião, é a melhor época do ano”, contou Vítor Fernandes.
Solange Almeida foi a segunda a se apresentar. A artista, que no período junino está comprometida com quase 50 shows, incluindo passagens por 12 diferentes estados do Brasil, fez uma parada na capital maranhense para mostrar sua potência vocal e a intimidade com um dos ritmos nordestinos mais envolventes do cancioneiro brasileiro. A ex-integrante da banda Aviões do Forró saiu de Fortaleza com energia para dar e vender e desembarcou na Ilha do Amor super animada e esbanjando simpatia.
Mano Walter foi a última atração a se apresentar no arraial. Ele chegou com seu alto astral característico e, durante o show, empolgou o público com músicas que embalaram sua carreira artística. Cantou vários de seus sucessos, desde ‘Playboy Fazendeiro’, ‘Não deixo não’, ‘Juramento do neguinho’, entre outras, inclusive as novas. “Eu vou lançar uma nova música no próximo dia 14 e já vou cantar com a galera”, prometeu Mano Walter, antes de subir no palco.
Grupos folclóricos
A festa na sexta-feira (7) atraiu gente de todas as idades à Praça Maria Aragão. Os grupos folclóricos mostraram toda a sua beleza na terceira noite do Arraial da Cidade, encantando ludovicenses e turistas. O Tambor de Crioula de Leonardo foi um dos primeiros a subir no tablado.
O Boi Pirilampo, por sua vez, estreou na edição 2024 do terreiro junino e roubou a cena com seu espetáculo mostrando os diferentes sotaques do bumba meu boi.
O Boi de Nina Rodrigues (orquestra) chamou a atenção pela cadência de seu gingado e o colorido de sua indumentária. O batalhão tem no seu corpo de baile belas índias, que muito bem representam os povos indígenas brasileiros.
Sabores da terra
Enquanto uns acompanhavam os grupos folclóricos evoluindo no tablado, outros aproveitavam as delícias das barracas juninas espalhadas pelo arraial. Mirna Andrade, que é contadora, estava com o marido e a mãe em uma das mesas dispostas no espaço. Ela contou que provar do cardápio junino é um de seus fortes.
“Eu só me preocupo em engordar, pois não resisto a essas tentações. Aliás, o arraial está maravilhoso e bastante sortido em termos de cardápio”, elogiou Mirna Andrade.
Os sabores da terra encantaram também os turistas. Rosângela Hertz, que reside em Florianópolis (SC), deu nota dez para a culinária maranhense. “Que maravilha essa comida de vocês. Tudo muito bem temperado e gostoso. Eu gostei tanto que estou querendo um jeito de levar para minha filha provar lá em Floripa”, disse.
Frota de ônibus
Durante a festa no Arraial da Cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) amplia os horários e quantitativos de ônibus para atender ao numeroso público. A frota com ônibus extras segue neste sábado (8), domingo (9) e nos dias 15, 27, 28, 29 e 30 de junho.
A operação dos coletivos ocorre a partir das 22h e segue até às 2h, saindo dos terminais de integração para as seguintes regiões: Zona Rural 2, Itaqui Bacanga, Itaqui Bacanga, Coroadinho, Anil, BR-135, Cohab/Cohatrac, Anil, Cidade Operária/São Cristóvão, São Raimundo/São Cristóvão, Cidade Olímpica/Jardim América, Janaína/Santa Clara/Cidade Operária, Cidade Olímpica/Jardim América, Cohama/Ipase/João Paulo, Cohama/Tribuzi, Litorânea/Holandeses/São Francisco, Vinhais/Cohafuma/São Francisco, Turu/Santa Rosa/Anil.
A SMTT atua com agentes de trânsito e fiscais de transporte em pontos estratégicos orientando o trânsito e a regularidade do atendimento do serviço de ônibus aos usuários, nos terminais e nas garagens das empresas consorciadas, a partir das 5h. Além disso, a frota reserva de apoio de todos os terminais de integração é acompanhada pelo Centro de Controle de Operações (CCO).