Depois de 33 dias de muita festa, chegou ao final o maior arraial a céu aberto da capital maranhense. Organizado pela Prefeitura de São Luís, com a realização da Fundação Municipal de Cultura (Func), o espaço montado na Praça Maria Aragão, no coração da cidade, foi sucesso durante todas as noites e contou com várias atrações, alcançando participação recorde de público.
Com muita organização e segurança, grupos folclóricos entre bumba-meu-boi (orquestra, matraca, baixada, variado, zabumba), tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, dança portuguesa, dança do boiadeiro, cantores populares da terra e grupos de teatro fizeram parte da programação oficial.
Este ano, a Prefeitura também apoiou o funcionamento de 117 arraiais espalhados por toda a cidade, proporcionando maior acesso às atrações culturais que tanto representam a história do nosso povo.
Outros arraiais – O arraial da Praça Maria Aragão se tornou referência pela diversificada programação, mega-estrutura de som, palco e iluminação, opções de estacionamento, qualidade nos serviços prestados, conforto e segurança, através do auxílio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Houve, ainda, um espaço reservado para os turistas, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), onde os visitantes receberam todas as informações sobre São Luís e a cultura local; e um outro ponto reservado aos portadores de necessidades especiais, proporcionando conforto e visibilidade privilegiada das atrações.
O tradicional arraial da Prefeitura de São Luís contou com 29 barracas que comercializaram artesanatos, comidas e bebidas típicas como arroz de cuxá, canjicas e mingau de milho. No centro do grande terreiro, um tablado com dimensões de 20 x 30 m e 1,20 cm de altura foi montado para permitir que as apresentações folclóricas fossem vistas pelos frequentadores de qualquer ponto da praça.
Já o palco principal recebeu uma mega estrutura de som e iluminação, proporcionando melhor qualidade aos shows artísticos.
Os números do período junino
*** 286 mil pessoas prestigiaram o arraial oficial durante os 33 dias de funcionamento;
*** R$ 1 milhão e 52 mil reais comercializados em artesanatos, comidas e bebidas típicas no comércio formal do evento;
*** 750 turistas, aproximadamente, visitaram o Espaço do Turista, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).