14/04/2024

Arraial do Ipem abre a programação oficial do São João do Maranhão 2023

Ao som do vibrante tambor de crioula Catarina Mina, o Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do circuito junino maranhense, abriu suas portas ao público neste domingo (4), dando início à programação oficial do São João do Maranhão 2023.A noite de estreia teve ainda a animação do Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, cantora Thais Moreno, Boi de Morros, cantor Erick Andrade, Boi de Axixá e Boi da Maioba

Localizado no bairro Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem contará com uma gratuita e diversificada programação junina, com atrações diárias, até 9 de julho. O espaço dispõe de área exclusiva para crianças (Área Kids), dois palcos (principal GeoSpace e Alternativo), Barracão do Forró e vários espaços instagramáveis.

O local conta ainda com área para acessibilidade, área para soltura de bombinhas, barraca de tiro, área de restaurantes e muito mais. A gastronomia típica também está em alta na festa: são 24 barracas e três tendas para beneficiários do programa Mais Renda, 26 barracas diversas, 17 Food Trucks, 8 Bike Lanches, 5 restaurantes e uma Vila do Chopp.

Acessibilidade: São João para todos

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) marca presença firme no Maior São João do Mundo, com as ações do Programa Travessia, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A estrutura inclusiva estará disponível nos arraiais do Governo do Estado.

“Conforme prometemos, sob o comando do nosso governador Carlos Brandão, este será o Maior São João do Mundo e também, o mais inclusivo. As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e todo o público que vier prestigiar, vai poder curtir um São João com a alegria e muita segurança. O período junino é momento de reverenciar nossa cultura e a agenda do Governo do Estado é diversa e para todos”, avaliou Adriano Sarney.

A MOB disponibiliza 10 veículos do programa Travessia, para transporte exclusivo – ida e volta – às pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, autistas, idosos, pessoas hipossuficientes e com mobilidade reduzida. A estrutura de acessibilidade inclui rampas de acesso, banheiros químicos adaptados, área maior para cadeirantes, espaço destinado às pessoas com deficiência e baixa mobilidade, intérprete de libras, rota acessível (para que as pessoas consigam chegar ao evento sem obstáculos), ponto de apoio coberto para proteção em caso de chuva e nas barracas, mesa reservada a este público.

“A acessibilidade está garantida no Maior São João do Mundo para todas as pessoas. Estamos fazendo com que todo mundo tenha o melhor São João da história do Maranhão”, pontuou a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.

O cadeirante Raimundo Nonato Silva elogiou a agilidade do Serviço Travessia e o espaço de acessibilidade do Arraial do Ipem. “Hoje o São João é um momento de lazer e cultura para pessoas com deficiência. Antes nós não tínhamos essa oportunidade. Hoje nós somos protagonistas de uma nova história. O São João está show de bola”, parabenizou Raimundo.

Quase dois meses de festa

O São João do Maranhão 2023 não ganhou o epíteto de “Maior São João do mundo” à toa. A programação junina esse ano contará com milhares de atrações habilitadas, 65 dias de festa, 12 arraiais somente em São Luís, outros quatro circuitos regionais – nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz – e cerca de 80% dos municípios maranhenses com festas apoiadas pelo governo do Maranhão.

A partir do dia 8 de junho, a festa em São Luís também será concentrada nos arraiais do Ceprama, Vila Palmeira, Cohatrac, Liberdade, Anjo da Guarda, Praça da Fé, Vila Embratel, Cidade Operária, Maiobão, Parque da Juçara e Parque do Forró (Rangedor). As tradicionais festividades no Largo de São Pedro e encontro de bois no João Paulo (Dia de São Marçal) também estão garantidas.

Um forte esquema de segurança foi preparado para o São João 2023: serão utilizados 500 policiais militares, 60 viaturas, 60 motos, cavalaria, além de policiais a pé e comandos especiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

O investimento estadual para o São João 2023 é de R$ 44 milhões e a expectativa é que a festa gere um impacto econômico positivo de R$ 180 milhões. O São João do Maranhão 2023 é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com patrocínio do Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.