O “Arraial na Prefs”, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), fechou sua penúltima edição, neste sábado (23), e já deu pra perceber na população o sentimento de saudade que a festa vai deixar depois de dois anos sem as comemorações por conta da pandemia. As festividades juninas que foram estendidas pelo prefeito Eduardo Braide, aos sábados do mês de julho, com palco montado e toda estrutura montados em frente à sede do Executivo Municipal, tiveram início no último fim de semana de maio com o “Arraial no Bairro”, em paralelo ao posterior lançamento do “Arraial da Cidade” na Praça Maria Aragão, encerrado no dia 10 de julho.
Pelo palco passaram seis atrações que animaram a noite. O Tambor de Crioula Arte Nossa abriu a festividade com a dança, a tradição dos tambores e das coreiras. Em seguida, foi a vez dos Bois de Sonhos, Da Fé em Deus, Brilho da Terra, Santa Fé e Boi Nina Rodrigues, colocar ludovicenses e turistas para dançar ao som dos sotaques tradicionais do folclore maranhense.
O professor Lucas Cavalcante, de 35 anos, é de São Paulo (SP) e veio conhecer a cultura maranhense, curtir as belezas de São Luís e do São João. “A festa em São Luís é maravilhosa. É a primeira vez que estou aqui e a cidade além de linda respira cultura. É a primeira vez que eu vejo o Bumba Meu Boi que tem essa energia maravilhosa. Eu estou muito feliz e com certeza ano que vem estarei aqui de novo para aproveitar mais o São João, que já está acabando e já vai deixar saudades”, disse o professor que vai aproveitar os últimos dias das férias, em Santo Amaro, para conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses.
Quem também aproveitou as férias para conhecer São Luís, foi a carioca e professora de Língua Alemã, Débora Marcelino, de 30 anos, que veio com duas amigas do Rio de Janeiro (RJ), e se encantou com toda a festa e organização promovida pela Prefeitura, além da parte histórica e cultural do Centro Histórico, sendo este um dos motivos na escolha do destino de férias das amigas. “Chegamos tem dez dias do Rio de Janeiro para fazer um tour tanto por São Luís, como em Barreirinhas, e está sendo ótimo ver essa festa tradicional, com essas danças maravilhosas, as roupas, e a comida também que é deliciosa. Escolhemos São Luís por causa do centro cultural, da cidade histórica e por isso São Luís pesou na escolha do nosso destino, então andar pelo Centro Histórico e esbarrar nessa festa linda é incrível”, disse a professora.
O secretário de cultura (Secult), Marco Duailibe, garantiu que mesmo após o fim do São João o sentimento de saudade não vai permanecer porque as brincadeiras juninas fazem parte do Patrimônio Cultural e estarão presentes em outros eventos culturais na cidade. “A grande intenção do nosso prefeito Eduardo Braide é fazer cultura o ano inteiro independente de data festiva/comemorativa. São João a gente tem que comemorar o ano inteiro porque as nossas brincadeiras fazem parte do nosso patrimônio cultural e é isso que vamos fazer”, assegurou o secretário.
Prestigiaram esta edição do “Arraial na Prefs” a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os vereadores Raimundo Penha (PDT) e Charles dos Carrinhos (PRTB); e os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult) e Diego Rodrigues (Semad).
Além dos Bombeiros Civis, a festa também contou com as presenças das equipes da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza, que garantem sempre o máximo conforto e segurança para todos os maranhenses e turistas que prestigiaram o Arraial.
Programação O “Arraial na Prefs” encerra no próximo sábado (30), com uma diversidade de atrações culturais, no mesmo local, sempre a partir das 18h. A programação será divulgada no site e redes sociais oficiais da Prefeitura de São Luís.