27/05/2024

ARRAIAL ZABUMBADA TERÁ CHICO CÉSAR, DONA ONETE E MARIANA AYDAR

Evento marcado para os dias 8, 9 e 10 (sexta, sábado e domingo) na Praça das Mercês, apresenta grupos de bumba meu boi e danças folclóricas, shows com Chico César, Dona Onete e Mariana Aydar, além da Vila do Forró. O arraial é a segunda etapa de projeto iniciado em junho, com uma série de oficinas que contemplou cerca de 1.500 estudantes da rede pública da área Itaqui-Bacanga.

O Arraial Zabumbada apresenta uma programação dedicada a celebrar os tambores que dão o tom dos festejos juninos do Maranhão, reunindo batalhões de todos os sotaques do bumba meu boi e grupos de danças, como tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas, e shows musicais. No local, Praça das Mercês, centro histórico de São Luís, haverá também um espaço dedicado ao forró pé de serra, a Vila do Forró, e às barraquinhas de comida típica.

O arraial é a etapa final do projeto, que começou em junho, com a Caravana Zabumbada, uma série de oficinas gratuitas de dança e percussão do bumba meu boi para estudantes de escolas públicas municipais. O Arraial Zabumbada tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação aberta ao público de 8 a 10 de julho.

Os estudantes contemplados pelas oficinas e suas famílias são os convidados especiais do evento, numa iniciativa que é ao mesmo tempo uma celebração dos resultados da Caravana Zabumbada e a valorização dos ritmos, cores e danças do bumba meu boi do Maranhão. “É muito importante pensar em formar público para conhecer, amar e valorizar a nossa cultura”, afirma a diretora do projeto, Caroline Marques.

A caravana

As oficinas de dança, realizadas no período de 8 e 11 de junho, homenagearam índias, índios, caboclos de pena e de fita, além do miolo do boi. As de música foram dedicadas aos sotaques de zabumba e pandeirão.

“O resultado foi incrível. Apresentamos os personagens da nossa grande festa no contexto cultural em que estão inseridos, estimulando o sentimento de pertencimento da comunidade em relação tanto ao centro histórico quanto ao bumba meu boi, que é a nossa maior manifestação cultural, tombada como patrimônio imaterial do Brasil”, explica Caroline.

Para coroar o Arraial Zabumbada, a festa se completa com shows de um trio de ouro da música popular brasileira: O paraibano Chico César, a paraense Dona Onete e a paulista Mariana Aydar. No repertório de cada um deles uma coleção de sucessos para dançar e celebrar os ritmos juninos.

Palco Principal

DIA 08/07 DIA 09/07 DIA 10/07
Dj Vanessa Serra
18h Tambor Brinquedo de São Benedito Tambor de Leonardo Tambor do Laborarte
18h30 Lelê de São Simão Cacuriá de Dona Teté Quadrilha Asa Branca
19h Boi da Floresta Boi Sociedade de Cururupu de Umbelino Boi de Leonardo
20h Boi da Fé em Deus Boi de Santa Fé Boi de São Simão
21h Criolina Flavia Bittencourt Afrôs
22h Boi de Maracanã Boi da Pindoba Boi de Ribamar
23h Chico César Dona Onete Mariana Aydar

Vila Forró Pé de Serra

DIA 08/07 DIA 09/07 DIA 10/07
17h30 Vagalume, história da floresta Camila Reis – Contação de histórias Pereguedé no São João Baú de Histórias com o grupo Xama Teatro
18h Pedro Sobrinho Jorge Choairy Joaquim Zion
20 as 23h Forró do Mel Trio Nav Na Asa do Carcará

ZABUMBADA
Projeto: Temporana Produções Culturais
Patrocínio: Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Arraial Zabumbada
Quando: De 8 a 10 de julho, das 17h30 à meia-noite
Onde: Na Praça das Mercês, centro histórico de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.