23/01/2025

Artista plástica Naza abre hoje, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Tamer, a mostra “Guarás e a Natureza”



A artista plástica Naza constrói em suas telas um diálogo entre o abstrato e o figurativo, onde ora um ora outro se sobressaem para expressar, por meio de cores harmônicas e interessantes efeitos visuais, temas como natureza, cultura, expressões humanas. Com quatro décadas de carreira, a piauense que há 30 anos está radicada nos Estados Unidos, mantém fortes ligações com o Maranhão, estado no qual expõe seus trabalhos pela primeira vez. O vernissage de “Guarás e a Natureza” será hoje, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Tamer (loja 105 do São Luís Shopping – Jaracati). A mostra permanece em cartaz até 31 de outubro e as visitações obedecem ao horário de funcionamento do shopping.

Naza explica que sempre teve um vínculo com São Luís, tem família na cidade e costuma visitar a capital com uma certa frequencia desde o início da década de 1990. No entanto, a oportunidade para expor na cidade se deu recentemente, depois de seu contato com a marchand Silvânia Tamer, proprietária da galeria na qual está montada a exposição. “Visitei São Luís no início deste ano e em conversa com o amigo Pergentino Holanda (colunista de O Estado), pude conhecer o trabalho da Silvânia e logo começamos os preparativos para a mostra, o que me deixou muito feliz pleo fato de eu me considerar também uma ludovicense, pois tenho uma relação muito forte com a cidade e com o Maranhão”, destaca Naza.
E foi justamente para homenagear o Maranhão que ela optou por fazer a maior parte das 20 telas que compõem a mostra, representações dos guarás. A exposição reúne ainda telas que retratam animais em risco de extinção como algumas espécies de borboletas, abelhas e ainda girafas, guepardos e papagaios. Não faltam também referências à cultura popular como o bumba meu boi e o chapéu de couro. As expressões humanas, presentes nas obras de Naza, também figuram na mostra cujas telas têm tamanhos variados que vão de 25X35cm a 1,50X1,20cm.
Sobre o processo de criação, a artista conta que é um tanto doloroso. “Inicio a tela sem saber como o trabalho se desenvolverá, vou fazendo e este processo é uma interação entre os opostos, o racional e o criativo, uma disputa entre os opostos que, para mim, são divididos por uma linha tênue, não os vejo como extremos, mas como um ciclo”, pontua a artista.
Em suas telas, Naza pinta em óleo sobre tela na qual, para alcançar o tom necessário, em especial nas cores claras, vai retirando camadas em vez de sobrepô-las. Também constrói, com a ajuda dos pincéis, efeitos visuais que podem facilmente serem confundidos com texturas. A técnica, batizada de realismo abstrato, foi desenvolvida e aprimorada em mais de 30 anos e possibilita ao espectador entender o que a artista propõem em seus trabalhos. “Não pinto um objeto estático contra um fundo. Pinto o que está acontecendo com o objeto. Portanto, pinto o evento. O fundo não é um fundo. Está na frente, atrás, ao lado, dentro, em cima e em baixo do objeto, tudo interagindo. Demonstro a interação de visões opostas usando o abstrato e o figurativo. Pinto elementos vivos que são parte do todo. Eles estão se complementando ou se opondo uns aos outros, enfim, acontecendo. A maior parte da textura aparente é uma ilusão resultante do uso de claro e escuro”, pontua Naza. A exposição “Guarás e a Natureza” tem o apoio do São Luís Shopping e Revista PH.
Carreira
Naza está radicada nos Estados Unidos há mais de 30 anos e atualmente divide seu tempo entre aquele país e as cidades de Teresina e Picos (PI) e Fortaleza (CE). Foi nestes locais que a artista pintou a maioria das telas que integram a exposição.
Em 40 anos de carreira, a artista já recebeu prêmios oferecidos por importantes instituições como a Academia de Artes e Literatura de Paris e expôs em vários países tais como Alemanha, França, Estados Unidos, Panamá, Canadá e outros. No Brasil apresentou seu trabalho em mostras individuas em Fortaleza, Teresina, Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ).
Naza já fez retratos de personalidades importantes no cenário mundial, a exemplo do presidente Barak Obama e Bill Clinton e ainda Ayrton Senna e Mick Jagger, entre outros. Entre os colecionadores de suas telas estão a ex- presidenta Dilma Roussef; Maurício de Sousa; Bill Clinton; instituto Ayrton Senna; ex-president Fernando Henrique Cardoso; Brigitte Bardot; Roberto Carlos; entre outros.
Serviço
O quê
Exposição “Guarás e a Natureza”, de Naza
Vernissage
Hoje, às 19h
Onde
Espaço de Arte Silvânia Tamer – Loja 105 do São Luís Shopping (Jaracati)
Visitação
Até 31 de outubro, no horário de funcionamento do shopping

 

One thought on “Artista plástica Naza abre hoje, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Tamer, a mostra “Guarás e a Natureza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.