19/05/2024
Sem categoria

Beija-Flor confirma: etapa maranhense de concurso de samba será em 8 de setembro

Bulcão, Sérgio Macedo e Luis Fernando – Laíla

Poetas e compositores maranhenses estão convidados a participar do concurso para escolha do samba da Beija-Flor de Nilópolis, que em 2012 vai homenagear os 400 anos de São Luís, com o enredo “São Luís – O poema encantando do Maranhão”. O convite foi feito por membros da diretoria da escola durante coletiva realizada nesta terça-feira (28), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

A disputa em São Luís vai acontecer em clima de festival no dia 8 de setembro (aniversário de 399 anos da cidade) e corresponderá a uma semifinal do concurso. Da Ilha, sairão três compositores classificados para a final, em Nilópolis, no Rio de Janeiro. As eliminatórias cariocas começarão em agosto e a grande final será em outubro.

Os interessados em participar da disputa no Maranhão podem se inscrever a partir do dia 1º de julho. O processo de inscrição foi iniciado com a disponibilização da sinopse nos sites do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e da Secretaria de Cultura (www.cultura.ma.gov.br). As inscrições vão até o fim de julho.

Entre os integrantes da Beija-Flor presentes à coletiva, o diretor geral de Carnaval e Harmonia da escola, Luiz Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo, e o carnavalesco Fran Sérgio. Os secretários de Estado de Cultura, Luis Bulcão, e de Comunicação Social, Sérgio Macedo, também participaram do encontro com a imprensa. Laíla ressaltou que na escolha do samba serão analisadas letra, melodia e entrosamento rítmico. “Acreditamos que teremos grandes surpresas no concurso maranhense”, disse Laíla. “Estamos felizes por termos São Luís como enredo da escola, uma cidade cheia de encantos e magia”, completou.

Luís Bulcão destacou que esta é uma grande oportunidade para os compositores locais. “Tenho certeza que daqui sairá um grande samba, com melodias e letras de alto nível”, assinalou. Sérgio Macedo falou sobre o encantamento da escola pela capital maranhense. “A Beija-Flor se apaixonou pela nossa história e cultura. Com certeza, vai transformar tudo isso em um grande carnaval”, ressaltou.

E os compositores maranhenses já demonstraram interesse no concurso. Tanto que foram à coletiva saber mais sobre a proposta. Conhecido por suas composições no Carnaval maranhense, Gilvan Mocidade, declarou que vai participar da disputa e elogiou a ação. “Essa é uma iniciativa única que os compositores do Maranhão só têm a agradecer”.
A comitiva da escola está em São Luís desde segunda-feira (27) e vai permanecer até quinta-feira (30). Também integraram o grupo os carnavalescos Ubiratan Silva, Victor Santos, André Cesari e a pesquisadora Bianca Behrends. Durante a estada em São Luís, o grupo visita arraiais e conhece melhor a cultura maranhense.

DO ENREDO

Escola carioca cantará vários aspectos do Maranhão

Para o Carnaval 2012, a Beija-Flor está preparando um festival de folclore, segundo informou o carnavalesco Fran Sérgio. “O próprio brasileiro, às vezes, não conhece o que tem nas regiões que estão longe dos grandes centros. No Maranhão, há um leque de cultura, de poesia, de musica, impressionante. Para a gente, isso é fantástico, porque o carnaval está fluindo muito bem, como espetáculo e samba”, revelou Fran Sérgio.
O enredo da escola, de acordo com o carnavalesco, começa com a colonização e as três coroas que cobiçaram esse solo: França, Holanda e Portugal. Momento que é tratado como a ganância, destacando ainda as lendas e histórias desse novo mundo.

Logo depois, será enfocada a vinda dos negros africanos, dos navios negreiros. Serão retratados o martírio por que passaram e as belezas da raça que completou, com o branco e o índio, a população da cidade. Nesse momento, também será destacada a religiosidade e o folclore, com destaque para o bumba-meu-boi.

As lendas da cidade também serão enfocadas. “São histórias que deixam a nossa imaginação cada vez mais aguçada, sendo esse um carro alegórico que promete muito”, revelou Fran Sérgio. A Jamaica Brasileira, música, poesia e literatura serão retratadas em um dos carros que fará referência a nomes como Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, Alcione, Zeca Baleiro e Rita Ribeiro, entre outros.

O desfile será encerrado com uma grande homenagem a São Luís, por meio de casarões, azulejos, ruas e vielas, nas quais vai acontecer um grande baile de carnaval, com fofão e blocos de rua. Este último carro trará Joãozinho Trinta, em uma homenagem a esse maranhense que tanto contribuiu para o carnaval da Beija-Flor e do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.