19/04/2024
Sem categoria

Beija-Flor vai promover eliminatória em São Luís para escolha do samba enredo de 2012

Composição maranhense pode embalar a Beija-Flor

O desfile da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2012 pode ganhar os tons da batucada maranhense. É que a agremiação, cujo enredo será “São Luís – O poema encantado do Maranhão”, vai realizar na Ilha uma eliminatória do concurso para escolha do seu samba. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A disputa musical está prevista para acontecer na segunda quinzena de agosto.

A etapa a ser realiza na Ilha de São Luís corresponderá a uma semifinal do concurso, da qual sairão três compositores classificados para a disputa da final no Rio de Janeiro. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes.

“Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, declarou o secretário de Cultura Luís Henrique Bulcão.

Os compositores interessados devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma. A sinopse (briefing) do enredo está disponível no site da escola (www.beija-flor.com.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov. br) nas versões texto e vídeo.

Na noite da apresentação do enredo, dia 1º deste mês, o presidente da Beija-Flor, Nelson Alexandre Senas, o Elsinho David, demonstrou o interesse de ter a presença de maranhenses no concurso. “Todos podem participar. Os compositores terão um mês e meio para apresentar o samba enredo à escola. As eliminatórias começam em agosto e a final deve ser no dia 11 de outubro”, detalhou Elsinho David.

São Luís é tema da escola de Nilópolis

O enredo da Beija-Flor, “São Luís – O poema encantado do Maranhão”, é uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem celebrados em 2012. Na avenida, a escola homenageará a capital maranhense, enfocando desde os primórdios da fundação francesa (em 1612), passando pelo título de Athenas Brasileira (pela efervescência da produção literária) até chegar à denominação de Jamaica Brasileira (garantida pela influência do reggae na cidade).

FONTE: Caderno Alterantivo, em 12 de junho de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.