Curta-metragem e série que registram coreografias do personagem do bumba meu boi podem ser vistos na íntegra e gratuitamente no Youtube do Centro Cultural
São Luís – O bailado de 29 caboclos de pena, pertencentes a 11 grupos de bois de sotaque de matraca, oriundos de quatro cidades maranhenses deram origem ao curta-metragem “Caboclo de Pena” produzido em 2019 e que se desmembrou na série “Caboclo de Pena: os protagonistas”. Agora, ambos ficarão disponíveis permanentemente no canal do Youtube do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM – www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao), que assina a produção cinematográfica.
Além do curta-metragem, também estão disponíveis episódios individuais com todos os protagonistas do filme, contando suas histórias de devoção ao São João, suas trajetórias e opiniões sobre a dança. Ao fim dos vídeos, solos de dança completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.
O projeto faz parte do programa “Coreografias Maranhenses”, que visa destacar a qualidade da dança presente na diversa e sofisticada cultura popular do Maranhão.
Em “Caboclo de Pena”, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, cada um com sua ginga e estilo próprio, sem coreografia pré-determinada.
Os bailantes escolhidos pela curadoria artística do projeto têm idades entre 12 e 102 anos. “Foi um prazer trabalhar e retratar a beleza e a força dessa expressão popular. Vemos, em cada passo registrado, como a cultura brasileira se formou e continua a ser forjada pelas tradições moventes. Percebemos histórias de resistência, fé e devoção, o que nos faz perceber quão viva e contemporânea é a cultura popular”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do CCVM. No roteiro e direção de “Caboclo de Pena”, além de Gabriel, assinam, também, a historiadora Paula Porta e o bailarino Calu Zabel.
Durante o ano de 2020, o filme percorreu festivais internacionais, como o Shorts Mexico, maior festival de curtas-metragens da América Latina, e o Calcutta International Short Film Festival. Em terras maranhenses, ele foi selecionado para compor a programação do 43º Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos do Brasil.
Programação
O CCVM tem em sua programação diversas atrações culturais como exposições, mostras de cinema, apresentação de dança e rodas de conversas, tudo em formato virtual, que ficam disponíveis no site e canal do Youtube da instituição com o objetivo de fomento à arte e cultura local.
A proposta do CCVM com a vasta programação é disseminar o trabalho de artistas locais para além do Maranhão e proporcionar um ambiente de trocas de experiências entre a produção cultural maranhense e o que está acontecendo no Brasil.
Serviço
O quê
Filme e série “Caboclo de Pena” no canal do CCVM no Youtube
Onde
Pelo canal https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao