Boi grava, em seu terreiro no Viva Maioba, 12º DVD que marca os 120 anos da manifestação folclórica sob o comando dos cantadores Marcos da Maioba, Darlan e Júnior; gravação será amanhã de 22h à meia-noite e a festa vai até o amanhecer

Caderno ALTERNATIVO -Jornal EMA
A trupiada do boi da Maioba, ressoando matracas, zabumbas, pandeirões e tambores-onça, se prepara para a comemoração dos 120 anos da manifestação folclórica amanhã, às 22h, em seu terreiro, no Viva Maioba, quando fará a gravação do 12º DVD. A batida cadenciada e forte dos pandeirões do bumba meu boi de sotaque de matraca dará o tom da festa que promete se estender até o amanhecer de domingo.
O presidente do grupo, José Inaldo Ferreira, explica que as imagens serão colhidas entre as 22h e meia-noite. Para tanto, foi montada uma estrutura que conta com duas tendas especialmente iluminadas para o registro audiovisual, além de todo o aparato de som. Para a captação das imagens foram destinadas oito câmeras, além de um drone que fará imagens aéreas do Viva Maioba. “Mesmo sem a ajuda dos poderes públicos, vamos fazer o DVD mantendo a tradição do grupo e com a ajuda de amigos e empresários que simpatizam com o Boi da Maioba como é o caso da Ambev, que apoia esta gravação”, diz José Inaldo.
Com apito no pescoço e maracá na mão, os cantadores são Marcos da Maioba, Darlan e Júnior, este último ex-cantador do Boi da Pindoba e que estreia este ano no grupo maiobeiro. O DVD reunirá as 18 faixas do disco lançado este mês pelo boi e ainda toadas que marcaram a trajetória centenária do grupo.
Assim, não ficarão de fora toadas assinadas por nomes como João Chiador, Danavó, Luiz Costa e Mundico de Rita. Este último, aos 80 anos, ainda compõe toadas ao lado dos cantadores do boi. “São nomes importantes para a história do grupo, que deixaram suas marcas e que vamos rememorar e eternizar na gravação do DVD”, destaca José Inaldo.
No repertório, o trio de cantadores entoa músicas inéditas que conservam a tradição. As toadas apresentam letras ligadas a temas românticos, assuntos do ambiente rural e à cidade, aos seres da natureza e enaltecimento do próprio Boi da Maioba.
Gravação
A etapa de gravação do audiovisual é apenas a primeira de uma série para que o DVD ganhe corpo. Após as imagens colhidas, é a vez da edição das imagens e finalização do trabalho que será enviado para a prensagem em Fortaleza (CE). A previsão de lançamento é em junho, durante o batizado do boi, no dia 23, em festa também no Viva Maioba.
Além da festa, o DVD trará um making off contendo a preparação do grupo para os festejos juninos. “As pessoas, às vezes, veem o boi e não imaginam como fazemos para que ele possa estar nos terreiros da cidade, o nosso trabalho, a preparação. Com as imagens extras queremos mostrar esta parte da festa também”, diz José Inaldo.
O boi da Maioba tem em sua discografia 36 discos entre vinil e CDs. É um álbum por ano. São mais de 100 mil cópias vendidas ou distribuídas. “Não conheço outro grupo folclórico ou de cultura popular que tenha feito algo semelhante. Só a Maioba atingiu essa marca”, afirma José Inaldo.
A festa, rica em cores e ritmos, reunirá 120 figurantes, como caboclos de pena, índias e rajados com grandes e pesados chapéus de fitas coloridas e estampadas, entre outros personagens do cordão. O batalhão também congregará um número incalculável de matraqueiros e pandeireiros, além da grande torcida.
Serviço
O quê
Gravação do DVD do Boi da Maioba
Quando
Amanhã, às 22h
Onde
Praça do Viva Maioba, Maioba