27/05/2024

Câmara homenageia Euclides Moreira com título de Cidadão Ludovicense

O professor Euclides Moreira, diretor da Rádio Universidade FM, foi condecorado na tarde desta quinta-feira, 01, no plenário Simão Estácio da Silveira, com o título de Cidadão Ludovicense. A proposição é de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), por meio do Decreto Legislativo n.° 0015/22.

“Sou um militante da cultura popular, gosto da cultura popular, me aproximei do professor Euclides Moreira Neto militando na Favela do Samba, escola do meu coração. Já o conhecia como gestor de cultura e pude me aproximar dele e conhecer um pouco mais da sua história”, explicou Penha.

Euclides Moreira é natural do município de Cururupu. Jornalista e mestre em Comunicação, possui um vasto legado nos estudos de cultura no Maranhão. Militante, atuando inclusive como gestor da área, foi presidente da Fundação Municipal de Cultura no quadriênio 2009-2012.

“Com muita gratidão fiz essa solicitação e prontamente fui atendido pelo vereador Raimundo Penha. Isto é legítimo, tendo em vista sua atuação na cultura, na academia ou em qualquer atividade a que se proponha como um legítimo ludovicense”, completou João Moraes, diretor de carnaval da Favela do Samba, que prestigiou o evento.

O discurso do homenageado – Durante seu discurso, o homenageado agradeceu ao parlamento ludovicense pela concessão do título. Euclides fez um resgate histórico da sua trajetória na cidade, falou das vitórias e desafios enfrentados ao longo da carreira.

“Estou muito grato pelo convívio que esta comunidade me possibilitou desde que aqui me radiquei no final dos anos 60. Até então me sentia um nômade. Quero agradecer a esta cidade que tem um povo acolhedor, generoso e muito festivo com uma diversidade cultural invejável no contexto brasileiro”, discursou.

O vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, representando a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, também expressou sua admiração pelo homenageado e falou sobre a influência pessoal que Euclides teve na sua vida.

“Euclides tem uma carreira que, pessoalmente, influenciou a minha vida e a minha carreira como docente. Como um homem de cultura a marca dela na cidade já é muito mais que indelével por todas as ações em prol dela e da cidade”, frisou o vice-reitor.

Contribuições – Entre suas principais contribuições no cenário local estão cerca de 15 projetos que colocaram a UFMA como referência entre as instituições de ensino superior de nossa região, entre os quais: 25 edições do Festival Guarnicê de Cinema; 12 edições do Festival Universitário de Reggae (Unireggae); e 12 edições do Festival Brasileiro de Canto Coral no Maranhão (Femaco).

Prestigiaram a sessão solene a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; o superintendente de Comunicação e Eventos da UFMA, Fernando Oliveira; a diretora de Extensão da UFMA, Li Chang Chuen; e o delegado do Sindicato dos Radialistas, Josemar Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.