27/02/2024

Câmara Municipal de São Luís presta Homenagem aos 30 anos da AAUFMA

Na última quinta-feira (15)  Câmara Municipal de São Luís realizou uma sessão solene em homenagem ao aniversário da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA), que completou 30 anos na sexta-feira, 10. A cerimônia ocorreu no plenário Simão Estácio da Silveira do Palácio Pedro Neiva de Santana, localizado no Centro Histórico de São Luís, e contou com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo para o canal da Câmara de São Luís no Youtube.

Estavam presentes na mesa da solenidade o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a presidente da AAUFMA, professora Maria da Graça Hawkins; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o Pró-Reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares; e o vereador Raimundo Penha, autor do requerimento que originou a sessão.

Desde os primeiros momentos, o evento foi marcado pelo tom de leveza e agradecimento daqueles que fizeram parte da história da Associação. Fundada em 10 de março de 1993 por docentes e técnicos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria, a AAUFMA hoje conta com 60 associados, proporcionando diversas atividades culturais, sociais e sociorrecreativas, voltadas para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

“Receber a homenagem da Câmara, para nós, é uma homenagem da sociedade, porque entendemos que a Câmara representa o povo”, afirma Maria das Graças, presidente da Associação. “Nós temos vários serviços sociais, e isso nos deixa muito gratificados. Quando somos homenageados por uma casa do povo, nos sentimos parte dessa grande conjuntura, expressou.

O vereador Raimundo Penha expressou sua satisfação em participar da cerimônia e ressaltou a importância de celebrar as vivências da Universidade. “A Associação é a reunião de pessoas, de histórias e da soma de experiência, e para mim é um prazer, como ex-aluno da UFMA, participar desse momento”, pontuou Penha.

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares, parabenizou a iniciativa da Câmara e a atuação da AAUFMA ao longo dessas três décadas. “Tenho muito orgulho de ser membro da Associação, e ela merece essa e todas as homenagens possíveis da nossa Instituição.  Desejo vida longa à AAUFMA, e que as próximas gerações continuem mantendo viva a chama dessa associação”, afirmou.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, enfatizou o valor da memória daqueles que fizeram parte da História da Universidade. A AAUFMA dignifica nossa Universidade, pois nos ajuda a não apagar o passado, a mostrar para os mais jovens que não há futuro sem respeito aos que nos antecederam. Negar o passado é negar a vida”, exclamou.

A cerimônia foi concluída na fala do reitor Natalino Salgado, que agradeceu a presença de todos e reafirmou a importância da Associação para a Universidade. “Além de exercer atividades de bem-estar, a AAUFMA mantém seus associados muito integrados às atividades da nossa Instituição. Ela compõe nosso Conselho Universitário, onde tem lugar de fala e poder de voto, isto é, ela influencia o destino da nossa Instituição. Peço a Deus que a AAUFMA tenha vida longa, bem de todos “, destacou.