27/05/2024

Campanha “De olho nos Olhinhos” ocorrerá neste sábado, 17 de setembro no São Luís Shopping

Neste sábado, 17 de setembro a médica oftalmologista Raíssa Moreira Lima presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia participa da campanha “De olho nos Olhinhos”. A campanha, iniciada pelo casal Daiana Garbin e Tiago Leifert ocorrerá em todo o Brasil e, em São Luis, será no segundo piso do Shopping São Luís das 11 às 17h. A campanha tem o objetivo de diagnóstico precoce do retinoblastoma.

“Havia algo de diferente nos olhos de Lua, filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin. Um reflexo branco dentro do olho e discretos movimentos irregulares do globo ocular fizeram o casal procurar um oftalmologista. O diagnóstico mudou para sempre a vida da família Leifert: câncer. Lua, à época com 11 meses, tinha retinoblastoma bilateral. Dois tumores, um em cada olho, afetando a área da retina. É o câncer ocular mais comum na infância e 90% dos casos atingem crianças entre 0 e 5 anos.

Em janeiro deste ano, o casal tornou público o momento delicado que estavam passando com o intuito de alertar outros pais sobre importância do diagnóstico precoce. Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que eu mais gostaria era de estar navegando na internet (…) e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família no Instagram comoveu milhões de brasileiros e lotou consultórios oftalmológicos em todo país.

Foram meses de muita luta. Tratamentos, exames, incertezas, frustrações. Mas também de fé, positividade e vitórias. E agora, 1 ano depois de o casal de jornalistas ter recebido a notícia mais difícil de suas vidas, eles decidiram fazer ainda mais pela conscientização e lançam neste mês de setembro a campanha DE OLHO NOS OLHINHOS.”

Em São Luís a campanha terá a adesão de médicos voluntários que estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o retinoblastoma. As informações para os pais e familiares serão de extrema importância para que o diagnóstico precoce seja iniciado. Os familiares poderão entender melhor os principais sinais e sintomas, como pode ser feito o diagnóstico precoce, como fazer o “teste do flash” (um teste simples, feito com o celular e que pode salvar vidas), entre outros esclarecimentos.

No mesmo dia 17, outras cidades do País também vão realizar o evento. “Olhem nos olhos das nossas crianças! Prestem atenção aos sinais e levem ao médico assim que notarem qualquer alteração suspeita, o mais rápido possível. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida nos nossos filhos”, explica Daiana.

Tiago reforça o discurso: quanto antes descobrir, mais chances de cura para o câncer ocular na infância. “Ficar de olho nos olhinhos é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. Diagnóstico precoce é a chave para aumentar as chances de cura. Nosso sonho é que as famílias consigam detectar problemas oculares antes do que nós conseguimos e, para isso, precisamos falar sobre o assunto e divulgar pelo país todo”.

Campanha “De olho nos olhinhos”! 

Data: 17 de setembro

Local: Segundo Piso do São Luís Shopping

Hora: 11 às 17h

Contato para entrevista: Raíssa Moreira Lima presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.