23/05/2024

Canção do exílio é tema de palestra na AML

A Academia Maranhense de Letras dá prosseguimento aos eventos comemorativos ao Bicentenário de Nascimento do Poeta Gonçalves Dias com a palestra “180 anos da Canção do exílio”, que será proferida pelo presidente, Lourival Serejo, na próxima quinta-feira, 27, às 17h, no auditório da AML.

A Canção do Exílio é um poema romântico (da primeira fase do romantismo) do escritor maranhense Gonçalves Dias e ressalta o patriotismo e o saudosismo em relação à terra natal. Encontra-se no livro Primeiros Cantos, lançado em 1846. A composição foi criada em julho de 1843, quando o autor se encontrava em Portugal, estudando Direito na Universidade de Coimbra. Era comum que intelectuais brasileiros enfrentassem as longas viagens de navio para chegarem à Europa e se formarem em faculdades portuguesas.

O aniversário de 200 anos do nascimento do escritor caxiense, Antonio Gonçalves Dias, será comemorado dia 10 de agosto, no mesmo dia em que a AML completa 115 anos de atividades. Outras palestras serão ministradas em agosto com a participação do professor, membro da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin e da escritora Ana Miranda; além de lançamento do Selo Oficial Gonçalves Dias 200 Anos; exposições e lançamentos de livros.