13/11/2025

Cantata Natalina da UFMA emociona plateia ao levar o canto coral à Praça Deodoro

SÃO LUÍS – A Praça Deodoro, no Centro da cidade, estava completamente enfeitada, e as escadarias da Biblioteca Benedito Leite serviram de palco na noite da última segunda-feira (16) para a apresentação da Cantata Natalina 2019, com o Coral da UFMA e de mais oito grupos convidados, como o madrigal Santa Cecília e o Coral São João. O evento, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (DAC-Proec), foi realizado no local para promover ainda mais a aproximação da instituição com a população maranhense e celebrar o clima natalino na capital maranhense.

“A Universidade pertence à sociedade, ela existe para formar profissionais nas mais plurais áreas, mas precisa, nas suas atividades, estar mais próxima da comunidade em todos os ambientes: nas artes, na área política, na diversidade. E nós sempre implementamos essas ações quando estimulamos a cultura”, realçou o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

O evento constituiu-se como um presente especial da UFMA para a cidade de São Luís, sendo um espetáculo ao ar livre do canto coral e da nova música instrumental maranhense. A pró-reitora da Proec, Zefinha Bentivi, se declarou extremamente orgulhosa ao falar da iniciativa: “Essa é a proposta maior da extensão e da cultura: sair, ir para a sociedade, mostrar o que somos e o que fazemos, levando serviços para a comunidade. É uma alegria muito grande estarmos nas ruas, nas praças, para dizer para todos: essa é a nossa Universidade”, enfatizou.

Com o tema “Celebrar com Música é Divino!”, a Cantata Natalina, além da apresentação de oito corais convidados, contou com a participação da Camerata da UFMA e da Orquestra de Cordas da UFMA, sob a direção da professora Mônica Luchese e regência da professora Veronica Pascucci, que, na última quinta-feira, 12, apresentaram o concerto de música como encerramento do semestre.

“A cantata é um de nossos eventos mais tradicionais junto à comunidade. Este ano, escolhemos fazer aqui na Praça Deodoro, por ser o primeiro Natal após sua reforma. Valorizar esse patrimônio, que voltou a ser um cartão postal da cidade, é nossa obrigação como instituição. Trazer o evento para cá é possibilitar que a Universidade se aproxime de todos por meio da cultura”, afirmou a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, Li Chang-Shuen.

Na noite de ontem, o Coral Universidade Federal do Maranhão foi regido pela maestrina Angélica Vieira da Silva, que falou sobre o repertório temático, formado por composições natalinas tradicionais que levaram a mensagem de Natal aos corações dos presentes: “o evento foi pensado por conta da oportunidade de cantar músicas sobre o nascimento de Jesus. É aquele clima gostoso de fim de ano, em que fazemos uma reflexão de consciência”, afirmou.

Cada coral convidado apresentou duas peças natalinas ou sacras, e, ao final, houve a apoteose do espetáculo, em que todos se reuniram para cantar juntos, numa grande celebração, a mensagem de paz e esperança desse período festivo. “A pluralidade desse estilo de canto é algo muito lindo, e poder compartilhar esse trabalho com a comunidade é a melhor parte. Preparamos um show cheio de alegria e carinho para todos que vieram nos prestigiar”, declarou o coralista Dener Roberth dos Santos, do Coral da UFMA.

A plateia se emocionou e, a cada peça apresentada, aplaudiam com entusiasmo e emoção. “É muito bom sair de um dia cheio de trabalho e poder relaxar com obras tão belas. A Universidade Federal do Maranhão está de parabéns pela iniciativa. Eventos como esses devem ser valorizados por todos porque dignifica a cultura e aquece nosso espírito”, parabenizou o técnico de enfermagem Roberto Carlos Sodré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.