A roda de capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade a partir desta quarta (26).
A decisão foi tomada na 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco, que acontece em Paris, e junta a capoeira a outras manifestações culturais já consideradas patrimônio, como o samba de roda do recôncavo baiano e ao frevo pernambucano.
Representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão responsável pela apresentação do dossiê que possibilita a obtenção do status, acompanharam a votação na França.
O título não confere prêmio financeiro, mas, segundo Jurema Machado, presidenta do Iphan, “amplia as condições de salvaguarda desse bem”.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Cultura, os efeitos do reconhecimento não são diretos nem imediatos, mas este ajudaria a dar visibilidade à manifestação cultural.
A capoeira surgiu no Brasil do século 17, durante o regime escravocrata, e é atualmente praticada em mais de 160 países.
Uma roda de capoeira será realizada nesta quarta (26), às 12h, no Masp, para comemorar a obtenção do título de patrimônio imaterial.