14/04/2024
Sem categoria

CARNAVAL 2011:Foi dada a largada e preparativos por parte da FUNC e agremiações carnavalescas

Desfiles da Passarela do Samba e Bailes de Carnaval já têm data marcada
Os preparativos para o Carnaval de Passarela de 2011 já entraram em ritmo acelerado. A Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio de sua Coordenação de Eventos Comunitários, cumpriu uma agenda de reuniões com todos os segmentos envolvidos na folia de Momo e concluiu as pendências legais quanto ao regulamento e ordem dos desfiles.
“Ainda estamos em fase de conclusão do regulamento para os desfiles de 2011 na Passarela do Samba. Durante as reuniões, nos preocupamos em atender exigências do ainda vigente regulamento de 2010, sobre as suas disposições finais para o carnaval de 2011, como os dias e ordem dos desfiles para cada segmento”, destacou o assessor jurídico da Func, Jorge Atta.
Os encontros que iniciaram no final do mês de outubro, encerraram-se na noite da última segunda-feira, 22 de novembro, na Casa dos Blocos Tradicionais. Por meio de sorteio, que contou com a presença das entidades representativas e responsáveis de grupos de cada segmento, foi definida a ordem dos desfiles dos Blocos Tradicionais dos grupos ‘B’ e ‘A’, Turmas de Samba, Tribos de Índios, Blocos Afros e das Escolas de Samba para o carnaval de 2011.
Turmas de Samba e Tribos de Índios – A Abertura oficial do Carnaval na Passarela do samba deverá acontecer no dia 03 de março, quinta-feira, com o desfile das Turmas de Samba – Ritmistas de São José, Ritmistas da Madre Deus, Fuzileiros da Fuzarca e Vinagreira do Samba. Logo em seguida, desfilaram os Blocos Tradicionais (hour concour) da Apae e Boêmios do Ritmo. E, encerrando os desfiles a Tribos de Índios – Tapiaca Uhu, Tupinambá (Iguaíba), Tupiniquins, Kamayurá, Sioux, Carajás, Curumim, Os Tupinambás (Anjo da Guarda), Upaon Açu, Guajajaras, Itapoã e Guarani.
Blocos Tradicionais – Do sorteio para definir a ordem do desfile só não participaram os blocos que subiram para o grupo ‘A’ (Dragões da Liberdade e Pierrô) e os três que desceram para o grupo ‘B’ (La Boêmios de Fátima, Inacreditáveis e Os Guerreiros do Ritmo). O desfile dos 23 blocos do grupo ‘B’, que acontecerá no dia 04 de março (sexta-feira), tem início a partir das 19h e o término previsto para as 04h30 da manhã de sábado, e seguirá a seguinte ordem: Príncipe da Meia Noite, Os Gaviões do Ritmo, La Boêmios de Fátima, Os Inacreditáveis, Os Guerreiros do Ritmo, Os Malabaristas, Geração do Ritmo, Os Curumins, Bola de Prata, Os Vigaristas do Ritmo, Cia do Ritmo, Os Tradicionais do Ritmo, Os Gladiadores, Os Perfeccionistas, Os Fenomenais, Falcão de Prata, Os Tropicais do Ritmo, Alegria do Ritmo, Os Apaixonados, Renovação do Ritmo, Os Lobos, Os Vingadores e Os Fênix.
Já o desfile dos Blocos Tradicionais do grupo ‘A’, que compreende 22 blocos, terá início às 18h30 do dia 05 de março (sábado) e encerrará às 03h35 do domingo, 06 de março. A ordem ficará assim: Dragões da Liberdade, Pierrô, Os Trapalhões, Príncipe de Roma, Os Fanáticos, Originais do Ritmo, Os Indomáveis, Os Feras, Os Foliões, Os Versáteis, Os Magnatas, Os Vampiros, Vinagreira Show, Os Vigaristas, Kambalacho do Ritmo, Mensageiros da Paz, Os Tremendões, Reis da Liberdade, Os Brasinhas, Os Guardiões, Arlequim de Ouro e Os Diplomáticos.
Blocos Organizados – A Func está aguardando a ordem de desfile dos Blocos Organizados, que deverá ser definida atrás de sorteio realizado em assembléia com as entidades representativas e os grupos.
Escolas de Samba e Blocos Afros – A ordem do desfile para as Escolas de Samba foi definida em Assembléia Geral convocada pela União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma), na sede da entidade, e obedeceu à ordem de classificação de 2010. Assim, as escolas classificadas na ordem ímpar desfilarão no domingo, dia 06 de março, na seguinte ordem: Mocidade da Cohab, Túnel do Sacavém, Unidos de Ribamar, Turma de Mangueira, Turma do Quinto e Favela do Samba. Já as colocadas na ordem par irão desfilar na segunda-feira gorda de carnaval, dia 07 de março, e iniciará com Terrestre do Samba, seguida pela Império Serrano, Marambaia, Unidos de Fátima e Flor do Samba.
Os Blocos Afros desfilarão, divididos em dois grupos, no domingo e na segunda-feira, antes das Escolas de Samba.
“Com toda a ordem de desfile da Passarela do Samba definida, daremos início agora à abertura do Concurso para a Corte Momesca e a produção dos Bailes que abrem oficialmente o Carnaval na cidade”, anuncia o Coordenador de Eventos da Func, Fernando Oliveira.
Bailes – Os Bailes de Carnaval realizados pela Func: da Corte, dos Artistas e do Erê, deverão acontecer, respectivamente, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. As inscrições do concurso que elegerá a Corte Momesca para o Carnaval 2011 iniciam no 1º dia de dezembro. Os interessados deverão comparecer à Coordenação de Eventos Comunitários (Func – em frente à Fonte do Ribeirão, Centro) de segunda a quinta, das 14h às 18h, e na sexta das 8h às 12h, munidos de documentação completa (RG, CPF, comprovante de residência e número de inscrição no INSS ou PIS/PASEP) e fotografia de corpo inteiro. O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão como prêmio a importância de R$ 3.000,00 (três mil reais) e mais o título, a coroa, a fantasia e o cetro. As Princesas receberão como prêmio a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais os títulos, as faixas e as tiaras de princesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.