No mês da literatura infantil, a Casa de Cultura Josué Montello terá programação especial até 14 de abril. A casa contará com visitas guiadas, apresentações musicais, além de exposições de livros e contação de histórias para crianças de 6 a 12 anos. Nesta quinta-feira (13), a programação teve a contação de histórias com a escritora e artista popular Camila Reis e o encontro com o escritor e roteirista Iramir Araújo.
Contadora de história no evento, Camila Reis comentou a importância da leitura para o desenvolvimento infantil. “É muito importante a gente trazer a leitura para esse universo infantil, para a formação de novos leitores. Com a leitura do livro a gente aguça nossa imaginação, nosso conhecimento do mundo e como percebê-lo, e ensina a respeitar a diversidade de cada um e sua maneira de ver o mundo. O livro é um instrumento que nos leva a diversos caminhos”, afirmou.
O escritor Iramir Araújo também destacou a necessidade da realização da programação para o incentivo da leitura. “É sumamente importante que as crianças sejam incentivadas a ler desde cedo. O mais relevante nesse evento promovido pelo Governo é que as crianças estão tendo contato com os autores maranhenses. Há dezenas de autores que produzem continuamente literatura infantil; é muito importante que esse mês seja dedicado a trazer crianças para esse espaço que é um espaço magico e de fantasia, tendo contato com escritores e contadores de história. É essencial para cultura do Estado que isso aconteça”, ressaltou.
Josiane Souza, diretora geral da Casa de Cultura, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para a realização dos eventos literários. “A casa de cultura é uma instituição de preservação de memória. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), possui várias casas que tem o objetivo de divulgar a literatura maranhense e infantil. São importantes essas ações desenvolvidas nas casas de cultura, esse apoio que a gente tem para realizar essas iniciativas que chegam até as pessoas”, destacou.
Casa de Cultura Josué Montello
A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), que foi criada pela lei 4.351, de 31 de outubro de 1981, destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, e demais manifestações artísticas e culturais do Estado

