Um grande cortejo pelas ruas do Centro Histórico marca oficialmente a abertura da segunda edição do Crioula Festival nesta sexta-feira, 13 de dezembro, com concentração às 17h30, na porta da Casa das Minas – Rua de São Pantaleão. Haverá um momento simbólico de benção para São Benedito, santo padroeiro, com ladainha conduzida pela Mestra Roxa, caixeira do Divino Espírito Santo e coreira do Tambor de Crioula de Mestre Felipe.
Os grupos de tambor de crioula que fazem parte da programação são: TC Um Degrau De Santa Luzia, TC Mestre Apolônio, TC Mestre Felipe, TC Mestre Leonardo, TC Jardim de São Benedito, TC Amizade do Povo, TC Arte Nossa, TC Vila Bacanga, TC Brinquedo de São Benedito, TC Carinho de São Benedito, TC Brilho de São Benedito, TC Alegria de São Benedito, TC Nossa Senhora do Amparo, TC Proteção de São Benedito, TC Tenda Espírita da Conceição, TC Mensageiro de São Benedito, TC Milagre de São Benedito, TC Unidos de São Benedito, TC Brilho de São Benedito, TC Tambor de Crioula do Maranhão, TC Anjos de São Benedito, TC Mestre Amaral, TC Pungar da Ilha, TC Unidos de São Benedito, TC Um Canto de Amor a São Luís, TC Catarina Mina, TC Amor de S. Benedito (Fé Em Deus), TC Alegria de São Benedito de São João Batista, Raízes de Olinda e TC Maracriolo.
O cortejo chegará até a Casa Barrica onde vai ocorrer uma grande roda de tambor de crioula, seguida de shows com artistas maranhenses e uma renomada banda ao comando do Maestro Zé Américo Bastos.
Essa é a grande festa do encontro da música contemporânea com as raízes da cultura popular, nesta manifestação genuinamente maranhense, patrimônio imaterial do Brasil. Nesta edição, Flávia Bittencourt, Tião Carvalho, Rosa Reis, Adriana Bosaipo, Vinaa e Paulinho Akomabu farão os shows nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14 de dezembro, sempre a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Jesiel Bives (teclados), Edinho Bastos (guitarras), Carlos Raketh (contrabaixo), Marquinhos Carcará e Darklywson (percussões), Ronald (bateria), Daniel Cavalcanti, Daniel Miranda e Ricardo Mendes no naipe de metais, Fernanda e Sara (vocais), formam a banda sob a regência de Zé Américo Bastos.
“O Crioula Festival, para mim, é o momento em que a raiz da Cultura do Tambor de Crioula se junta com a Música Popular. É o momento em que, nós, que fazemos música popular, prestamos conta para os Mestres do Tambor do que eles nos ensinaram…”, pontua o Maestro Zé Américo.
O festival conta com a coordenação geral do cantor e produtor Emanuel Jesus e a produção executiva da jornalista Ellen Soares, que por meio da Interart Produção Criativa vem realizando projetos culturais de grande relevância para São Luís e o Maranhão.
Emanuel Jesus ressalta que “essa é a festa do Tambor de Crioula do Maranhão! Esse festival foi pensado de forma estratégica, onde juntamos o segmento musical com o Tambor de Crioula, duas fortes expressões artísticas e culturais que temos em nosso Estado. E pela segunda vez, vamos apresentar esse espetáculo para o público. Temos um potencial cultural gigantesco que o Brasil e o mundo precisam conhecer! Essa é uma iniciativa que tem a intenção de contribuir para a difusão dessa manifestação cultural poderosa, e ao mesmo tempo fomentar a cadeia produtiva da cultura”.
Como parte da programação, na manhã desta quinta-feira, 12, foi realizada uma oficina de canto, dança e percussão ministrada por Mestre Tião Carvalhos e pelas coreiras Nadir Olga (Tambor de Crioula da Floresta de Mestre Apolônio) e Regina Avelar (Tambor de Crioula de Mestre Leonardo) para estudantes da Escola Comunitária Enoc Vieira, situada no bairro Vila Nova – Anjo da Guarda.
Crioula Festival é uma realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
PERFIL DOS ARTISTAS CONVIDADOS:
TIÃO CARVALHO – Nascido em Cururupu, no Maranhão, e radicado em São Paulo, Tião Carvalho é um dos nomes consagrados da cultura popular brasileira! É dele a voz em “Itamirim”, conhecidíssima toada de Chico Saldanha, um dos hinos do São João maranhense; e é dele a hoje já clássica “Nós”, imortalizada por Cássia Eller. É diretor do Grupo Cupuaçu (SP). Em 2006, celebrou a obra de João do Vale com o álbum Tião canta João, entre outros importantes trabalhos. Cantor, compositor, ator e dançarino, Tião Carvalho é mestre da cultura popular, dedica-se à pesquisa e transmissão das mais variadas manifestações, especialmente do norte e nordeste do país, como as danças de caixas (cacuriá, quadrilha, bambaê de caixa), ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, maculelê e outras brincadeiras tradicionais.
ROSA REIS – Cantora, compositora, caixeira do divino e cacuriá, coreira de tambor de crioula. Rosa Reis é uma guardiã da cultura popular em São Luís. Coordena o Laborarte, um celeiro de artistas do teatro, dança, música, fotografia e artes plásticas fundado nos anos 1970, onde ela integra desde 1983. Paralelo a sua carreira-solo que iniciou em 1989, com o show Cantareira. Lançou vários álbuns de estúdio, além de participações especiais em coletâneas e discos de outros artistas. O mais recente álbum se chama ‘Sarau de Bailados’ uma apanhado de convivências com mestres, brincantes e festas populares do Maranhão. Sempre vibrante, o show de Rosa Reis é uma festa de alegria e encantamento!
MESTRA ROXA – Com uma trajetória como caixeira e coreira, Mestra Roxa é uma guardiã das tradições, entoando com maestria os Cantos do Divino, Tambor de Crioula, Cacuriá e Coco. Trazendo toda a força e representatividade ancestral, ela será a responsável por comandar o rito de abertura do festival, liderando a concentração do cortejo com São Benedito, o padroeiro da brincadeira.
VINAA – Um encontro da contemporaneidade com a ancestralidade através da Música… Vinaa viaja através da sonoridade universal tendo na bagagem as raízes da cultura popular formando uma conexão entre o velho mundo e o novo. Pesquisador musical, cantor e compositor, Vinaa tem três discos lançados. No Crioula Festival apresenta um show pulsante com ritmos regionais da pré-Amazônia, latinos e o frescor de “Quando os Guarás Ecoam as Vozes da Floresta”.
ADRIANA BOSAIPO – Alicerçou sua carreira como uma das grandes intérpretes, nascida no Maranhão, nas vivências das manifestações de nossa cultura popular. Teve uma brilhante atuação no The Voice Brasil, da Rede Globo, em 2022. É cantora, compositora, que ingressou na carreira artística em 2012, e desde então vem conquistando cada vez admiração e reconhecimento do público. Além da sua belíssima voz, Adriana Bosaipo tem muita história para contar como bailarina e integrante da Cia. Barrica. Ela vai surpreender no palco do Crioula Festival com um repertório exclusivo revelando toda sua potência, graça e exuberância!
PAULINHO AKOMABU – Há 40 anos, começou a sua carreira, mais precisamente no Centro de Cultura Negra do Maranhão, através do Bloco Afro AKOMABU. É arte-educador, compositor, cantor e músico percussionista. Autor de diversas músicas que fazem parte do cancioneiro popular maranhense. Tem presença marcante também como integrante da Banda Guetos, e nas parcerias com Tadeu de Obatalá e Escrete. Foi agraciado, este ano, com o Prêmio Papete, na Festa da Música no Maranhão 2024. O nome Akomabu, em iorubá, significa que a cultura não deve morrer. Força, ritmo, ancestralidade e a valorização da autoestima do povo preto são pilares da super apresentação de Paulinho Akomabu no Crioula Festival!
FLÁVIA BITTENCOURT – Atualmente, é uma das artistas mais originais do Nordeste brasileiro. E ela move sua música pelo mundo, com composições e arranjos que reafirmam a autenticidade de suas raízes culturais do Maranhão. Ela venceu o Prêmio Internacional no Festival Sanremo Senior (Itália/ 2023), com a música “Vazio”, de sua autoria, entre outras conquistas e realizações ao longo de 10 anos de carreira. Flávia Bittencourt vai iluminar o palco do Crioula Festival com muita emoção e encantamento!
BICHO TERRA – Toque, dança, teatro de rua, música, cores e encantos… A Cia. Barrica, ao longo de 40 anos de atividades, apresenta a força e a diversidade da cultura popular maranhense para o Mundo. Nasceu de uma rica proposta de trabalho comunitário em que se interligam várias experiências e pesquisas em torno das manifestações, tornando-se uma das principais referências dentro de todos os ciclos festivos do Maranhão. Andanças, Fulgores e Vivas da Cia. Barrica com o Bicho Terra no Crioula Festival!!
ZÉ AMÉRICO BASTOS – Maranhense, radicado no Rio de Janeiro, Zé Américo Bastos está presente na história da produção fonográfica brasileira, como grande arranjador e diretor musical na discografia de vários artistas consagrados como Elba Ramalho, Alcione, Fagner e Dominguinhos. Produziu as principais coletâneas (LPs) de artistas do Maranhão nos anos 90; e álbuns de Gerude, César Nascimento, Jorge Thadeu, Josias Sobrinho, entre outros. É idealizador do Crioula Festival e assina a direção musical e arranjos. A saber, o maestro Zé Américo Bastos compôs a música-tema, exclusiva, do Crioula Festival.
TAMBOR DE CRIOULA – É uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado. Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, o 18 de junho se tornou Dia Nacional marcado por festas em diversas cidades do Maranhão. Trazida para o estado por escravizados de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, como divertimento ou uma forma de louvor e pagar promessa a São Benedito.Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite. (FONTE: Fundação Palmares)
PROGRAMAÇÃO CRIOULA FESTIVAL 2024
● DIA 13 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA, CASA BARRICA
– 17h30 – CORTEJO DE ABERTURA (CONCENTRAÇÃO NA CASA DAS MINAS)
– GRUPOS TAMBOR DE CRIOULA
– SHOW BANDA CRIOULA FESTIVAL COM ROSA REIS, ADRIANA BOSAIPO, VINAA, PAULINHO AKOMABU, FLÁVIA BITTENCOURT E TIÃO CARVALHO.
– GRUPOS TAMBOR DE CRIOULA
● DIA 14 DE DEZEMBRO, SÁBADO, CASA BARRICA
– GRUPOS TAMBOR DE CRIOULA
– SHOW BANDA CRIOULA FESTIVAL COM ROSA REIS, ADRIANA BOSAIPO, VINAA, PAULINHO AKOMABU, FLÁVIA BITTENCOURT E TIÃO CARVALHO.
– GRUPOS TAMBOR DE CRIOULA
SERVIÇO:
CRIOULA FESTIVAL 2024
DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
VASTA PROGRAMAÇÃO COM OFICINAS, CORTEJO E SHOWS. SEMPRE ÀS 19H30.
CASA BARRICA (MADRE DEUS)
ENTRADA GRATUITA.
MAIS INFORMAÇÕES: @crioula_festival.
—