Em um ambiente familiar, com segurança e diversão, tanto para adultos quanto para crianças, assim foi o pré-Carnaval dos últimos três sábados, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na Madre Deus, que voltou a ser palco de festas carnavalescas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com a organização do Bloco da Imprensa e Secretaria de Estado da Cultura (Secma), levou ao Ceprama o Baile do Bloco da Imprensa, com o tema: “TipiCamente: para não esquecer do que é nosso”.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o Ceprama representa um espaço de alegria e segurança para os maranhenses. “É fundamental conciliar esses dois aspectos: a folia, que é algo que todos apreciam e que marca o início do ano para muita gente, e a segurança, para que a celebração ocorra da forma mais tranquila possível para as famílias”, afirmou.
Neste ano, o Bloco da Imprensa manteve o objetivo de resgatar as tradições culturais do Carnaval do Maranhão e prestou homenagem a personalidades e comunicadores maranhenses que se dedicaram à cultura: José Raimundo Rodrigues, Joãozinho Ribeiro, Zezé Arruda, Herberth de Jesus Santos, César Teixeira, Guto Bogéa, Américo Azevedo Neto, Garrone, Antônio Nelson Farias, Euclides Moreira, entre outros. Além das homenagens póstumas a: Gil Maranhão, Helena Leite, Juarez Souza e Miguel Neri.
Entre o público, marcaram presença jornalistas, produtores, radialistas, publicitários, fotógrafos, cinegrafistas e outros profissionais da comunicação, bem como foliões de todas as idades. A entrada foi gratuita.
A jornalista Andrea Brito desfrutou dos sábados de pré-carnaval com amigos da imprensa e expressou a alegria em relação ao local e aos reencontros. “O Ceprama foi o cenário ideal para o Bloco da Imprensa. Localizado no coração da Madre Deus, num espaço que reflete a cultura e o artesanato do Maranhão. As concentrações foram incríveis e foi muito gratificante encontrar colegas de trabalho e de profissão para dar as boas-vindas ao Carnaval de São Luís”, declarou.
De acordo com o diretor do Ceprama, Jorge Beckmam, o Ceprama é um local de diversidade, que preserva a história e o folclore maranhense, um espaço de convívio e muita alegria. “O Ceprama é um centro de artesanato, arte e cultura, que está revivendo seus tempos áureos. Foi uma satisfação para nós estabelecer uma parceria com o Bloco da Imprensa, que atraiu foliões que apreciam a alegria e a folia para um local seguro, saudável e acolhedor. Buscamos apoiar todos que contribuem para a cultura do estado. O Bloco da Imprensa ressaltou a importância do espaço e valorizou a imprensa local ao realizar uma grande festa”, avaliou o diretor do Ceprama.
O produtor do Bloco da Imprensa, Célio Sérgio, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado, enfatizando a relevância do Ceprama como cenário cultural. “O tema ‘TipiCamente: para não esquecer do que é nosso’ teve total sintonia com o nosso evento realizado no Ceprama. O Ceprama não é apenas um palco, mas também um local que representa a cultura local do Maranhão. Agradecemos à secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, e toda a equipe do Ceprama por cederem o espaço para as atividades do bloco, assim como ao secretário de Cultura, Yuri Arruda, e ao governador Carlos Brandão pelo apoio”, afirmou.
A animação do Pré-Carnaval no Ceprama foi proporcionada pelo Blocão do Fofão, Grupo de Samba Tamarineira, Bloco Tradicional Os Indomáveis, Banda Confraria do Copo, Bateria “Fabulosa” da Flor do Samba, Banda Vagabundos do Jegue, cantor Gabriel Melônio, Grupo Samba Ceuma, Bloco Tradicional Príncipe de Roma, Banda Makina du Tempo, Bateria da Império Serrano, Banda Amigos do Samba, Jegue Folia, Show de Samba de Nivaldo, Bloco Tradicional Os Brasinhas, MaraBloco, Favela do Samba, Grupo de Samba TôdiMais e Mara Ritmos encerrando a programação.
O Bloco da Imprensa tem mais de vinte anos de pré-Carnaval em São Luís e foi concebido por profissionais da comunicação de diversos veículos da capital. A realização do bloco conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secma), em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por intermédio do Ceprama.