27/05/2024

Ceprama fomenta artesanato local na semana do Dia das Mães

Com o Dia das Mães se aproximando, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama) está convidando não só os turistas, mas também o público maranhense a comprar o presente perfeito para a data especial. Para quem ainda não escolheu o presente, o Ceprama estará aberto de segunda-feira (6) a sexta-feira (10), das 9h às 17h30, e no sábado (11), das 9h às 13h.

Com mais de 25 artesãos, o Ceprama oferece aos seus visitantes os mais lindos e cativantes presentes. O artesanato é uma ótima alternativa, por carregar arte, cultura, regionalismo e raízes, tornando-se um presente de valor imensurável para as mamães. Itens em bordados, madeira, cerâmica, cestaria, renda, biojoias, tapeçaria, luminárias, dentre outros mimos, são opções para deixar as mamães mais felizes.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destaca que a ocasião também representa uma oportunidade para fomentar a geração de renda para os artesãos.

“A data é uma oportunidade para impulsionar a geração de renda para os artesãos maranhenses e incentivar a produção de itens exclusivos e de alta qualidade, atraindo turistas e visitantes de todas as regiões interessados em conhecer e adquirir esses produtos artesanais únicos. Temos o apoio do governador Carlos Brandão a todas as iniciativas de fomento ao artesanato e ao turismo, que são tão importantes para a nossa cultura e economia”, ressaltou.

A artesã Lúcia Franco, permissionária do Ceprama há 33 anos, possui vasta experiência e amor pelo trabalho. Confecciona biojoias exclusivas elaboradas com cuidado e atenção aos detalhes, utilizando a diversidade de sementes e materiais.

“O artesanato local é um presente maravilhoso, especialmente as biojoias que consistem em peças obtidas a partir de elementos naturais coletados com cuidado das árvores e do chão. Trabalho com uma diversidade de sementes, como buriti, juçara, açaí, chocalho de cobra, leucena, sementes do cerrado, jupati, pastilha, jarina, entre outras. Além disso, combinamos essas sementes com materiais como chifre, couro, osso, coco babaçu e coco da praia, resultando em uma mescla única.

“Convidamos os maranhenses e os turistas a apoiarem nosso trabalho ao visitarem o Ceprama para adquirir nossas belas peças. Afinal, toda mãe ficará radiante com uma biojoia adornando seu colo. Vale ressaltar que nosso prédio tem mais de cem anos e carrega consigo uma história verdadeiramente fascinante”, compartilhou a artesã Lúcia Franco.

A artesã Rose Batista trabalha há 30 anos no Ceprama e oferece uma variedade de produtos, incluindo artigos da cultura local. Ela tem grande expectativa para o Dia das Mães, com muitos itens disponíveis, como biojoias, roupas de praia, bolsas, chapéus, sandálias e artigos decorativos.

“O artesanato local desempenha um papel fundamental para a cultura e identidade do Maranhão, especialmente no Ceprama, onde turistas e moradores locais podem encontrar peças únicas. Sintam-se todos convidados a nos fazer uma visita. Aproveitem a excelente oportunidade de comprar um presente especial para a mamãe”, convidou.

O diretor do Ceprama, Jorge Beckmam, relata que a semana do Dia das Mães é um momento oportuno para homenagear nossas queridas mães, mas também para promover a economia local, especialmente no setor de artesanato.

“Nosso estado tem uma tradição artesanal rica, com talentosos artesãos produzindo peças com diversas matérias-primas. No entanto, esses produtos nem sempre recebem a visibilidade necessária. A data é uma oportunidade para destacar nossos artesãos locais, oferecendo-lhes a chance de mostrar e vender. As mães são um público ideal, porque valorizam presentes únicos e personalizados. Quero agradecer em nome de todos os artesãos ao Governo do Estado, por meio da Setur-MA, à secretária Socorro Araújo que tem sido muito presente e tem nos auxiliado a fortalecer a cadeia do artesanato”, declarou o gestor do Ceprama.

Produtos que você pode encontrar

No Ceprama, a população encontrará produções que representam a riqueza cultural, habilidade técnica e criatividade resultantes de um trabalho predominantemente manual, refletindo a identidade do nosso povo e contribuindo para o vasto repertório artesanal do estado do Maranhão.

O material exposto no Ceprama representa as principais tipologias do artesanato maranhense, como fibra de buriti, azulejaria, além de renda de bilro, biojoias e cerâmica vitrificada, entre outras formas de expressão artesanal, combinam tradição e inovação, formando uma rede entrelaçada por diversas influências e origens.

Encontro de Brechós SLZ – Edição Dia das Mães

Prepare-se para um fim de semana repleto de entretenimento e ótimas oportunidades de compra! Nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de maio, o Ceprama também será o palco para mais uma edição do Encontro de Brechós SLZ 2024. Com entrada gratuita, o evento terá início às 15h e se estenderá até as 20h, oferecendo uma gama de atrações artísticas, oficinas, lindas peças de vestuário e acessórios.

O Ceprama

O Ceprama está localizado na Rua São Pantaleão, nº 1332, Madre Deus, Centro de São Luís (MA). O Centro funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil m², nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. O local serve ainda de palco para apresentações artísticas e eventos.

O Centro de Artesanato se tornou referência no apoio e escoamento da produção artesanal de dezenas de municípios do estado. Além de abrigar também o único ponto de apoio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) no estado, onde é possível solicitar a Carteira Nacional do Artesão.

Para se formalizar, o artesão pode procurar a Coordenação do PAB, que funciona no Ceprama. O atendimento para cadastramento de artesãos, avaliação técnica e emissão das carteiras é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 13h.