O Carnaval chegou, Serpentina acordou!! No quinto aniversário da Serpente, como todo ano, trás novidades. Em apelo à questão ambiental, Serpentina terá seu corpo todo revestido por plástico e material jogado no meio ambiente, dando mais brilho e alegria na festa momesca. A Cobra sai sábado (22) de Carnaval da Fonte do Ribeirão à partir das 16h em cortejo pelo Centro. Na segunda (24) sai da fonte no mesmo horário (16h), seguindo para o Laborarte para o show no palco das crianças, a partir das 19h. Serão todos bem vindo para multiplicar essa alegria.
Mais de Serpentina
Serpentina é um movimento que nasceu no Carnaval de 2016 para resgatar alegria do Carnaval de rua através da sua musicalidade e irreverência. Serpentina, como o próprio nome sugere, é uma serpente de 15 metros de comprimento confeccionada de armação de arame com papel reciclado e coberta com tecido de chita – o mesmo usado por coreiras no tambor de crioula – onde é conduzida por até 12 pessoas que ficam embaixo dos módulos dando vida e movimento à Serpente.
O movimento faz referência à lenda da serpente adormecida na Fonte do Ribeirão e também lugar de partida da Serpentina. Sua finalidade é aproximar o público em geral e principalmente as crianças dos monumentos históricos e suas ruas de paralelepípedos e pedras de cantaria, transformando esse cenário em brilho e magia para o público.
Serpentina tem suas próprias composições e letras. Musicalidade que faz alusão à nossa cidade e seu patrimônio histórico. Tudo isso composto por instrumentos de corda, percussão e sopro. Todo esse conjunto se torna uma experiência única de imersão à cultura e a arte de brincar. Serpentina já é um xodó das crianças.
Com cinco anos de existência, o grupo é formado por 12 membros permanentes que compõem o núcleo central e outros 6 ocasionais de acordo com a necessidade de adequação ao espaço e ao do formato de apresentação.
Sua música tem como característica a riqueza de vocabulário e música, preservando o que o país tem de melhor em sua melodia e sonridade.
O grupo já se apresentou quatro anos consecutivos no sábado de Carnaval na Fonte do Ribeirão, fazendo alusão ao despertar da serpente, e na segunda de Carnaval das Crianças do Laborarte, premiado por quartro anos consecutivos com troféus de originalidade e irreverência.
Uma alegoria carnavalesca, criativa, exuberante e interativa. Esse bloco tem trazido para as ruas de São Luís uma deliciosa sensação de brincar igual criança e com todas as crianças. A interatividade propõe ao lúdico, à fantasia e ao encontro entre gerações, deixando o lugar livre, seguro e festivo. O objetivo principal do grupo é resgatar o Carnaval de rua através da manifestação artística da reciclagem do papel e da musicalidade rica em letra e ritmos. Proporcionando um resgate do folclore maranhense através de suas lendas e mistérios.