14/04/2024
Sem categoria

Clima de São João toma conta da cidade

Visão do Arraial da Praça Maria Aragão

O clima de São João já toma conta da cidade e os amantes da cultura popular têm algumas opções para hoje à noite. Uma delas é o arraial da Praça Maria Aragão (Centro), que traz uma programação composta por grupos de bumba meu boi de vários sotaques, agremiações infantis, shows, entre outras atrações. No arraial da Vila Palmeira, a festa também já começou. Já na sexta-feira, a pedida é o Arraial do Basa (ver correlata).

Este ano, o arraial da Maria Aragão funcionará até 3 de julho, no horário das 19h às 00h, de segunda a sexta-feira, e das 18h às 1h, de sexta a domingo. Em todo o entorno do terreiro, 29 barracas comercializam artesanato, comidas e bebidas típicas. No centro do arraial, o tablado montado, que este ano ganha dimensões maiores (20 x 30 cm e 1,20 cm de altura), permite que as apresentações folclóricas sejam vistas de qualquer ponto da praça. Fora o palco principal, com uma estrutura de som e iluminação no qual são realizados os shows artísticos.

A programação de hoje do Arraial Maria Aragão começa com a apresentação do grupo Gamar, que encenará o espetáculo teatral “O Desejo de Catirina”. O espetáculo baseia-se na história tragicômica mais popular dos folguedos maranhenses: o Auto do Bumba meu boi. Diz a lenda que, no mês de junho, a negra Catirina, grávida, sente um desejo muito estranho: o de comer “um cozido de língua de boi”, só que não era cozido de língua de um boi qualquer, e sim do novilho mais querido da fazenda, o boi “Mimoso”.

O Gamar surgiu em 2001, a partir do projeto interdisciplinar de leitura e escrita “Palavras ao Vento”, desenvolvido sistematicamente com os alunos do ensino fundamental da Unidade Integrada Maria José Aragão, com o intuito de promover um contato maior destes alunos com o mundo da leitura e da arte em todas as suas linguagens.

Programação – Na Maria Aragão, logo após a encenação, o som do tambor de crioula ecoará com o grupo mirim Maria Seguins, às 19h. Às 20h será a vez do Barriquinha invadir o terreiro e às 21h, o grupo Lamparina fará apresentação. O Boi Pirilampo, boi de Morros e União da Baixada encerram a noite.

Quem for hoje ao arraial da Vila Palmeira poderá se divertir com a dança portuguesa Amor de Coimbra, que se apresentará às 18h. O som contagiante do forró é o que embalará a quadrilha mirim Última Hora, que será seguida pela dança do coco com o grupo Coco Branco. A cantora Alessandra Santos fará show acompanhada por banda e terá no repertório músicas juninas.

Os bois de orquestra de Morros e Brilho da Ilha e os bois de matraca Matinha e do João Paulo são as grandes pedidas da noite. Com suas belas índias e seus batalhões pesados os grupos entrarão no terreiro para fechar a programação de hoje.

Segunda 13 de junho – Na segunda, 13 de junho, o arraial da Praça Maria Aragão começa com as bênçãos do tambor de crioula Proteção de São Benedito, às 19h. A noite reserva ainda espaço para a dança portuguesa Brilho e Encanto do Porto. Um dos grandes momentos da noite será o show de show de Papete, que subirá ao palco às 20h. No show, o cantor e percussionista tocará o melhor de seu repertório junino em uma apresentação que promete não deixar ninguém parado. O grupo de dança Fogo Caipira e o boi do CEIC fecham a noite.

Na Vilal Palmeira as atrações de amanhã são: Cacuriá do Jhon, dança do boiadeiro da Cidade Operária; show “Trupiada de Sotaques”, com Celso Reis; e os bois Mirantes da Ilha e Iguaiba.


FONTE: Jornal O Estado do Maranhão (Caderno Alternativo)do dia 12 de junho de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.