22/05/2024
Sem categoria

COLUNA MICROONDAS 19 DE JULHO


Cobertura esportiva

Paralelo com a melancolia despedida do Brasil na Copa América, para o Paraguai, estavam a torcida maranhense e em especial a do Sampaio Corrêa, que acompanhavam pelo radinho ou internet, a vitória de 2 a 1 do time boliviano diante do São Raimundo, na cidade de Belém, no estádio Mangueirão.
As rádios Educadora, Mirante e Timbira fizeram a transmissão direto de Belém. Na emissora do clero, de forma solitária, ficou o narrador Laércio Junior, com o reforço do plantonista Cláudio Martins, e sonoplastia de Antônio José. Na Mirante Am, foram escalado o narrador Laércio Costa e o jovem repórter Afonso Diniz. Já na Timbira, o narrador Jura Filho, teve a ajuda do comentarista Edy Garcia e do repórter Rafael Araujo.
A Rádio Capital optou em fazer transmissão da Copa América, do jogo Brasil x Paraguai.O próximo jogo, as equipes de esportes viajam novamente, só que desta vez para cidade de Bacabl,onde o Sampaio enfrenta no domingo, o time do Trem, de Macapá.


Agosto de mudanças no Apicum

Estão sendo anunciadas algumas alterações na grade da Rádio Educadora. Quando entrar agosto, não fica mais o horário do padre Marcelo Rossi, das 9h às 10 da manhã. É certo que o programa do Sinproesema (Sindicato dos Professores) passe para o horário noturno, o mesmo tem apresentação e Marden Ramalho.
Com dificuldades de conciliar o horário, o comunicador Franck Matos não integra mais a equipe de comunicadores da emissora do clero. Há informações que alguns programas com horários arrendados estão com dias contados.
A direção de jornalismo está a cargo do jornalista e radialista Silvan Alves.

Miss Brasil 2011

Vinte e sete candidatas, cada uma delas representando uma Unidade da Federação, disputam, neste sábado, 23 de julho, o título de mulher mais bela do país. A final do concurso Miss Brasil 2011 ocorrerá em São Paulo, no HSBC Brasil.
A Band transmite pela TV, com dez câmeras HD, também em seu portal na Internet (band.com.br). A apresentação é de Adriane Galisteu e Nayla Micherif e do DJ Marcelinho da Lua. A direção é de Kátia Gardim.Vale lembrar que São Paulo será palco também do Miss Universo, marcado para setembro.


Jornalista que canta

Na agenda do final de férias, está confirmado para o próximo dia 30 de julho (sábado), às 21h, no Circo Cultural Nelson Brito, o show intitulado ‘ Bandeira de Aço’ do jornalista, pintor, poeta e compositor César Teixeira. A produção é assinada por Ópera Night.

Seguro para escribas

O Projeto de Lei 239/11, que obriga veículos de comunicação a fornecer seguro de vida a jornalistas que cobrem áreas de conflito, está sendo analisado pela Câmara Federal. Proposta pelo deputado Sandes Júnior (PP/GO), a mudança garante apólice de mil salários mínimos (545 mil reais) para familiares de profissionais em caso de acidente ou morte em razão do trabalho arriscado.
Se obtiver o aval das comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, o projeto de lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43).

Imprensa & Justiça

Nesta terça-feira (19), a partir das 19 h, no Auditório da Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Imperatriz, o TRT/MA (Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão) promove um workshop com profissionais da mídia para incentivar a cobertura da Justiça do Trabalho. O evento é uma iniciativa do Serviço de Comunicação do TRT/MA em parceira com a Secretaria de Gestão Estratégia e Estatística e a Escola Judicial.

O workshop “Formando Especialistas para a Cobertura no Judiciário” teve sua primeira edição em 2009, quando foi ministrado na sede do TRT-MA, em parceria com a Rádio Justiça, um treinamento de dois dias para profissionais e estudantes da capital. Já foi lançada a segunda edição do projeto, devendo ser realizadas atividades prioritariamente no interior do estado, mas com previsão de uma atividade em São Luís.

Novela Diploma

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC386/09), que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, quer promover uma mobilização para que a matéria seja incluída na pauta do Plenário no segundo semestre de 2011.
O parlamentar pretende fazer uma campanha de mobilização em todo o Brasil, junto com universidades, estudantes e sindicatos, com a finalidade de conseguir um posicionamento dos 513 deputados. “Vai ter uma página (na internet) que, em tempo real, vai mostrar quem assina e quem não assina o requerimento”, explica o relator da proposta.

Goleiro Fantasma

No último sábado, dia 16 de julho, completou 61 anos que o Brasil perdeu para o Uruguai, no episódio conhecido como Maracanaço. A partir desta data escolheu-se covardemente um culpado: o goleiro Barbosa. Perseguido e apontado nas ruas, ele carregou essa cruz até o fim da vida.
Assim que o jornalista esportivo Raul Drewnick está lançando o livro ‘O Goleiro fantasma’ (Lazuli / Editora Nacional, Páginas: 176
Preço: R$ 23,90) e dedica a obra em memória e à honra de Barbosa, goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 1950 e mártir supremo do futebol brasileiro.
O livro conta a história de um fantasma que aparece num início de noite e aterroriza dois garotos que estão jogando futebol num campinho. Depois do susto, eles começam a investigar e descobrem que o aparecimento do horripilante espectro pode estar ligado à história de um goleiro amaldiçoado e expulso do bairro depois de uma derrota. O livro é dedicado ao público juvenil que poderão se divertir com a magia do futebol brasileiro, suas glórias e também seus dramas inesquecíveis.

Robinho no Fluminense

Robinho chegou ao Fluminense há pouco mais de uma semana e parece já ter atingido seu objetivo. Indicado ao Tricolor por Josué Teixeira, ex-observador do clube e atualmente técnico do Sampaio Corrêa, do Maranhão, o zagueiro de 25 anos foi recebido no último dia 6 de julho para um período de 20 dias de testes nas Laranjeiras. Mas precisou de bem menos tempo para convencer o técnico Abel Braga a lhe dar sua primeira oportunidade em um grande clube do futebol brasileiro. Aprovado pelo comandante, o jogador deve assinar contrato de empréstimo até o fim do ano com o atual campeão brasileiro, que ainda terá a prioridade da compra após o término do compromisso.
– Robinho está aprovado. No que depender de mim ele fica conosco pelo menos até o fim do ano. Estou gostando muito de seu futebol. Além de ser zagueiro, ele ainda faz bem a lateral esquerda. É um jogador de muita velocidade e me impressionou logo no primeiro treino. Tecnicamente ele está um pouco acima da média comum aos zagueiros – garantiu o técnico.


Festa Sagrada

Os tradicionais festejos de São Pantaleão tiveram início nesta segunda-feira, 18 de julho, e prosseguem até o dia 27. Durante uma semana, uma vasta programação será desenvolvida na igreja, localizada na Rua de São Pantaleão, no centro histórico de São Luís.O tema desse ano é Como Discípulos e Missionários, Amamos e Cuidamos da Criação. Baseia-se na campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é a preservação do meio ambiente de forma global.

Tambor de Crioula

A Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Instituto Guarnicê e o Programa Mais Cultura do Governo Federal, realiza o projeto “A Murrada do Tambor: Oficina de Ritmo”, voltada para o ensino do toque dos tambores, para o público masculino, e de execução da dança, para o público feminino.
O projeto contemplará trinta jovens do bairro Desterro e adjacências, com idade entre 17 e 29 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira, 22 de julho, das 09h às 12h, na Casa do Bloco Tradicional, localizado à Rua Isaac Martins, ao lado da Func e a Fonte do Ribeirão.
As aulas acontecerão no Circo Cultural Nélson Brito, no período de 25 de julho a 26 de agosto, sempre as segundas, quartas e sextas, no horário de 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.