18/05/2024
Sem categoria

Comeca nesta quinta-feira a programacao da Passarela do Samba

Festa acontece as 20h, com presenca da Corte de Momo, animacao da banda do Bicho Terra e desfile de tribos de indios e blocos.
27/02/2014 00h00 – Caderno Alternativo
Cade
Com o tema Batuca Brasil na Passarela da Folia, começa hoje o Carnaval de Passarela de São Luís (Anel Viário). A abertura será às 20h com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo. A passarela será palco, durante os dias oficiais de folia, para blocos tradicionais, organizados e alternativos, tribos de índio, escolas e turmas de samba, entre outras agremiações que desfilarão toda a diversidade do Carnaval da capital.
Para dar o tom da alegria e fazer o folião entrar no clima, se apresentam hoje a Banda do Bicho Terra e logo a seguir, às 21h, os grupos de tribos de índio que abrirão os desfiles da noite.
Passarão ainda pela Avenida do Anel Viário as tribos Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Carajás, Itapoã, Upaon-Açu e Tupinambá do Anjo da Guarda. Na sequência, entrarão os blocos tradicionais da APAE e Boêmios do Ritmo, que não competem.
A noite encerra-se com o desfile das turmas de samba, com a participação dos grupos Ritmistas de São José de Ribamar, Ritmistas da Madre Deus, Vinagreira do Samba e Fuzileiros da Fuzarca.
Tradição – Amanhã é a vez dos blocos tradicionais que competem pelo título de campeão do Grupo B de 2014. Ao vencedor será destinado, pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o prêmio de R$ 15 mil. Ao todo desfilarão 18 agremiações e as apresentações começam às 19h.
Cada grupo terá 15 minutos para passar pela Passarela do Samba e agradar aos jurados, que avaliarão critérios como música, texto, evolução, dança e visual, entre outros.
Quem for ao Anel Viário amanhã, verá as ricas fantasias dos integrantes dos blocos tradicionais e a batucada inconfundível das retintas, ouvidas somente no Carnaval do Maranhão.
O primeiro grupo a desfilar na noite de amanhã e que tem a responsabilidade de abrir a temporada de blocos tradicionais na Passarela será Os Curingas, que se apresentam às 19h. A seguir será a vez do Príncipes da Meia Noite que será seguido por Dragões da Liberdade. A noite terá ainda Os Magnatas, Falcão de Prata, Os Inacreditáveis, Os Tradicionais do Ritmo, Vinagreira Show, Os Gaviões do Ritmo, Os Gladiadores, Geração do Ritmo, Fênix, Os Especialistas do Ritmo, Os Vingadores, Companhia do Ritmo, Os Reis da Liberdade, Os Curumins e Os Fenomenais.
Para o diretor do bloco Companhia do Ritmo, Charles Loredo, a expectativa para este Carnaval é a de levar o título de campeão. “Acredito que já era para estarmos no Grupo A, mas este ano vamos brigar pelo título de campeão, esta é nossa expectativa”, diz o presidente da agremiação.
Este ano o bloco Companhia do Ritmo defenderá o tema Os 15 anos da Companhia do Ritmo, uma auto-homenagem. Para tanto, ele vem com 60 integrantes vestidos nas cores branco e prata. O samba-tema é de autoria de Vicente Melo, que também é o intérprete do grupo.
Quem também tem boas expectativas são os integrantes do Falcão de Prata. O bloco, com sede na Alemanha, apresenta-se com 70 integrantes com o tema Falcão de Prata imperador do sol. Com 11 anos de fundação, a agremiação terá o samba-tema defendido por Careca Boto Preto, que também é o compositor da letra.
Sobre o desfile, a integrante da diretoria Marinelze Martins, destaca: “Estamos levando muita alegria para a passarela do samba, mas não nos preocupamos com títulos, nossa intenção é fazer um Carnaval bonito, como os de outros tempos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.