16/05/2024

Companhia Barrica representará Maranhão em festivais culturais na Europa

Grupo embarca nesta terça-feira (6), rumo a Suíca e Hungria, onde ficará por 20 dias mostrando um pouco da cultura maranhense.

A Companhia Barrica do Maranhão se prepara para mais uma viagem internacional. Desta vez, o grupo embarca para a Europa onde representará o Maranhão e Brasil em festivais culturais na Suíça e Hungria.

O grupo viaja rumo à Europa nesta terça-feira (6), onde ficará por 20 dias mostrando um pouco da cultura folclórica maranhense para o mundo. O Barrica levará na bagagem uma amostra do São João do Maranhão, com o Boizinho Barrica e representações de Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula, além do Carnaval maranhense, com o Bicho Terra.

De acordo com o José Pereira Godão, presidente da Companhia Barrica, nesta viagem o grupo quer mostrar ao mundo que a cultura popular brasileira é diversificada, não se resumindo apenas em samba, por exemplo. “São festivais prestigiados. São mais de três, quatro, cinco décadas de aprimoramento dessas mostras mundiais, então é uma revelação, é uma afirmação, é um orgulho. No momento em que você sai da sua cidade, do seu estado, do seu país, para dizer ‘somos o Brasil do Maranhão, de São Luís’, é só alegria para nós”, afirma Godão.

A Companhia Barrica existe há 34 anos. Originário do tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, o grupo já fez 17 viagens internacionais. Por onde passa, o Barrica consegue contagiar o público, mostrando um resumo do que é cultura maranhense e, desta vez, promete não ser diferente. “Os grupos brasileiros quando chegam lá foram são super aclamados. Então, a gente vive esse sonho que é viajar, que é mostrar a nossa cultura que é tão diversificada e tão bonita”, afirma Inácio Pinheiro, cantor da Companhia Barrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.