22/02/2024
Sem categoria

Conhecida a Corte Momesca do Carnaval de São Luís

CULTURA
Carnaval 2013
Foto: É CARNAVAL! 'Ponha luz e cor neste cenário, quero em delírio me abraçar com a multidão. Vou me fantasiar de folia, cantar os sofrimentos no refrão. Vamos pelas ruas da cidade vender ,comprar felicidade, bater numa lata até cansar. Todos mascarados de satisfação, enchendo a cara de ilusão. É fevereiro é um novo dia, vou me exilar no país da alegria'. (Tampinha e Beto Pereira - Flor do Samba - 1981)
Na noite de quinta-feira (17), São Luís elegeu a nova Corte Momesca que irá reinar durante toda a Temporada Carnavalesca. A eleição aconteceu na Patrimônio Show, durante o Baile da Corte, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
A festa começou por volta das 22h e contou com expressiva participação popular. O grupo Amigos do Samba foi quem começou a agitação do baile e também acompanhou, ao som de muito samba, a entrada triunfal dos candidatos ao posto de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2013.
Entrando na passarela de um a um, os candidatos tiveram que mostrar muita simpatia, desembaraço e domínio na arte de sambar para tentar impressionar a Comissão Julgadora, formada por autoridades, jornalistas e personalidades artísticas.
E, sob os aplausos e muita agitação das torcidas organizadas foi coroado para reinar no Carnaval de São Luís: o Rei Momo Vitor Mendes, a Rainha Rayane Moraes e as princesas Mayara da Silva e Carlene Dorneles.
Premiação – O Rei Momo foi coroado pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, no ato. Já a Rainha foi coroada pelo Secretário Municipal de Turismo, Lula Fylho. Ambos receberam a premiação de R$ 5 mil, cada um.
Bailes – A Prefeitura de São Luís programou, para todo o final de semana, os mais badalados e já tradicionais bailes carnavalescos da cidade. Neste sábado (19), a partir das 20 horas, um cortejo dará início ao Baile dos Artistas. A concentração será na praça Valdelino Cécio, na rua da Estrela, e seguirá pelas ruas do Centro Histórico, com a animação da Banda do Vandico, até a Patrimônio Show.
Por lá, o público contará com a animação da Banda Bandida, seguida da bateria da Favela do Samba e Máquina de Descascar Alho. O ápice da festa será a eleição (simbólica) da Rainha do Baile e o Príncipe Consorte, os quais deverão ser escolhidos por votação aberta. Vale lembrar que o concurso será aberto e pode concorrer qualquer pessoa que se sentir à vontade, bastando ter muita animação e alegria.
Domingo de folia – Com o intuito de valorizar e prestigiar o público da terceira idade, este ano, a grande novidade da programação do Carnaval Municipal será o Baile da Feliz Idade, que vai fazer a alegria dos mais velhos, neste domingo (20), também na casa de eventos Patrimônio Show, às 10 hora, sob animação da banda Makina du Tempo.
Já, no domingo (20), a programação segue com o Baile do Erê, vesperal infantil já conhecido e prestigiado pela criançada da Ilha. A animação fica por conta de som mecânico, bateria mirim da escola de samba Descobrindo o Saber e show Cantiga de Roda, com Rosa Reis.
Brilhos e fantasias também vão incrementar o Baile, cujo ponto alto será a eleição do Rei Momo e Rainhas mirins, cuja premiação deste ano será duas bicicletas, uma para cada um dos escolhidos, também por voto aberto durante a festa.
Parceria – Para a realização dos bailes, a Func conta com parceria da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) e do Centro de Apoio aos Idoso (Capi). Todos os bailes têm entrada gratuita.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.