27/05/2024

Conhecidos os grupos do Campeonato Maranhense 2023

Com a presença de representantes dos clubes integrantes da Série A do Campeonato Maranhense, a FMF, em cumprimento ao que determina o Estatuto do Torcedor, observado o prazo mínimo de 60 dias antes do início das competições oficiais, realizou no início da tarde desta segunda-feira (14/11) o sorteio dos grupos do Estadual de 2023.

Com a participação de oito equipes e tendo como cabeças de chave Sampaio Corrêa e Cordino, os grupos ficaram assim definidos: A – Sampaio, Iape, Pinheiro e Chapadinha; B – Cordino, Moto, São José e Maranhão Atlético Clube.

O campeonato será iniciado entre os dias 10 e 15 de janeiro.

Na mesma reunião, a Federação Maranhense de Futebol informou que ainda por força do Estatuto do Torcedor, o Regulamento reproduz a fórmula de 2022, tendo em vista cumprir a vedação legal de proceder alterações antes de dois anos, ou seja, quaisquer mudanças somente poderão ocorrer na competição de 2024.

O campeonato será disputado em dois turnos, mais a terceira fase (Final Geral). No primeiro turno (Primeira Fase) os clubes jogarão entre si, dentro de cada grupo, em jogos de ida, classificando-se o 1º e o 2º colocados de cada grupo para a próxima fase (Semifinal).

Na segunda fase (Semifinal) do 1º turno, o 1º colocado do Grupo A enfrentará o 2º do Grupo B, e o 1º do Grupo B enfrentará o 2º colocado do Grupo A, em jogos de ida e volta, com mandos de campo pertencentes os primeiros colocados de cada grupo.

Na terceira fase (Final) os vencedores dos confrontos da fase anterior se enfrentarão em jogo de ida, para definição do campeão do primeiro turno. O mando de campo pertencerá à equipe de melhor campanha ao longo do primeiro turno.

No segundo turno (Primeira Fase), os clubes do Grupo A farão confrontos contra os do Grupo B, em jogos de ida, classificando-se o 1º e 2º colocados de cada grupo para a próxima fase (Semifinal).

Na segunda fase (Semifinal) do 2º turno, o 1° colocado do Grupo A enfrentará o 2º colocado do Grupo B, e o 1ºcolocado do Grupo B enfrentará o 2ºcolocado do Grupo A, em jogos de ida, com mandos de campo pertencentes aos primeiros colocados de cada grupo.

Na terceira fase (Final), os vencedores dos confrontos da fase anterior se enfrentarão em jogo de ida, para a definição do campeão do segundo turno. O mando de campo pertencerá à equipe de melhor campanha ao logo de todo o campeonato. Se um clube for campeão dos dois turnos será declarado campeão.

Caso o primeiro e o segundo turnos sejam vencidos por clubes distintos, estes irão se enfrentar em jogos de ida e volta para definição do campeão e do vice.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.