14/04/2024
Sem categoria

CORAL SÃO JOÃO CANTA NA IGREJA DA SÉ

Grupo se prepara para festival no Canadá

Depois de um ano de preparativos, o Coral São João prepara as malas para participar, no Canadá, do “Mondial Choral Loto-Quebec”. Trata-se de um festival que reunirá corais de todo o mundo, sendo que do Brasil, apenas o São João foi convidado. Além de fazer as apresentações no festival, a trupe comandada pelo maestro Fernado Mouchrek, fará ainda uma turnê por diversas cidades canadenses.

Afim de apresentar aos maranhenses um pouco do que será levado ao Canadá, o Coral São João fará hoje, às 19h, na Igreja da Sé, o concerto “Vale à pena cantar, da ópera ao popular”. A apresentação será a última antes da viagem do grupo, que embarca para o Canadá nesta segunda-feira.

Ao todo viajarão para a Europa 47 integrantes do São João sendo que destes, cinco são músicos que executarão instrumentos de percussão, cordas e piano. Mouchrek ressalta que o grupo recebeu o convite ano passado e que desde então, está se preparando para a viagem. “Para angariar fundos fizemos apresentações, rifas e também recebemos o apoio institucional da Vale e da Rio Tinto Alcan. Isto nos ajudou a custear as despesas com a turnê”, diz o maestro.

Esta é a oitava viagem internacional do coral, que já levou a cultura maranhense para países como Itália e França. “Mas desta vez ousamos fazer mais, pois além dos quatro concertos no festival, vamos fazer mais apresentações em Quebec, Toronto e Montreal”, observa Mouchrek.

Repertório – Para fazer bonito nas apresentações, o coral intensificou, nos últimos seis meses sua rotina de ensaios. Além disto, foi montado um repertório com mais de 100 músicas entre popular e erudito. “Vamos levar a cultura maranhense e brasileira para o Canadá, por isto escolhemos músicas que refletem a nossa riqueza cultural”, adianta o maestro.

Verdi, Puccini, Mascagni são os compositores de ópera escolhidos pelo coral, que também cantará música sacra brasileira de autores como o Padre José Maurício Nunes Garcia, Villa-Lobos e do maranhense Antonio Rayol. Da MPB serão executadas composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Carlos Lira. Não ficarão de fora músicas latinas, renascentistas e o samba.

Do cancioneiro maranhense foram pinçadas músicas de João do Vale, Zé Pereira Godão, César Teixeira, Macarra, além de músicas folclóricas, em especial os diversos sotaques do bumba meu boi.

Mais

O Coral São João é um grupo independente de canto, fundado em 10 de abril de 1977, que desenvolve suas atividades artísticas e culturais sempre com o propósito de levar o canto coral do Maranhão a todos os amantes da música.

Serviço

• O quê

“Vale à pena cantar, da ópera ao popular”, concerto com o Coral São João

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Igreja da Sé (Centro)

• ingressos

R$ 20,00 (à venda com os coralistas e na igreja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.