20/04/2024

Cortejo organizado pela AML homenageia o poeta romântico Gonçalves Dias

A memória do poeta romântico Gonçalves Dias está viva em uma série de homenagens ao bicentenário de seu nascimento. Os eventos são organizados pelo Comitê Especial Gonçalves Dias 200 Anos, da Academia Maranhense de Letras (AML).

Na próxima quarta-feira, dia 12 de julho, às 16h30, será a vez do escritor ser cantado em versos e ladainhas pelas ruas do centro de São Luís, em um Cortejo que terá concentração e saída na AML (rua da Paz, 84, Centro), seguindo para a praça João Lisboa, onde será realizado um breve recital. O cortejo seguirá em direção à rua de Santana, até a casa onde viveu a musa do poeta, Ana Amélia. Ali será fixada uma placa alusiva ao local. Em seguida, haverá um recital poético e musical na praça Gonçalves Dias.

O maranhense Gonçalves Dias completa seu bicentenário de nascimento no dia 10 de agosto. Considerado o mais importante poeta do Romantismo brasileiro, foi também etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Foi membro criador da Escola Indianista ou Panteísta. Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Canção do Exílio é um dos poemas mais emblemáticos do escritor. Publicado em 1857, nesse poema Gonçalves Dias expressou a solidão e a saudade que sentia da sua terra quando esteve em Portugal.

Para o presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, “o bicentenário de Gonçalves Dias é um evento de todos os maranhenses pela grandiosidade da obra do poeta e pelo que ele representa para a literatura nacional”.

As comemorações têm continuidade durante o mês de agosto com a realização de palestras com o professor, membro da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin e da escritora Ana Miranda; além de lançamento do Selo Oficial Gonçalves Dias 200 Anos; exposições e lançamentos de livros.

Serviço

O que: Cortejo em homenagem a Gonçalves Dias

Quando: 12 de julho, (quarta-feira), 16h

Onde: Concentração e saída da Academia Maranhense de Letras (rua da Paz)

Contato: Maristela Sena 98 98260 9969/sena.maristela@gmail