21/05/2024

CURSO DE DIREITO DO CEST EM DESTAQUE NO PERÚ

Os docentes e alunos(as) do Curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, participaram do “I Conversatorio Internacional: Impacto de las Clínicas Jurídicas en Latinoamérica”, evento promovido pela Universidade Continental do Peru, com apresentação de um trabalho técnico.

Intitulado “Entre sobrados, reggae y acentos: el acceso a la justicia – La experiencia del Escritorio Escuela Prof. Expedito Alves de Melo como instrumento garante de los derechos humanos y la ciudadanía de la población hiper vulnerable de São Luís-MA”, o artigo apresentado demonstra como o trabalho realizado pelo Escritório-escola é referência no atendimento à comunidade carente de São Luís.

O artigo foi desenvolvido pelos docentes Glaucia Martins Batalha, Coordenadora do Curso de Direito; Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola e Alexandre Luiz Freire Marques, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. A elaboração contou com a participação dos alunos Iarley Alencar e Fábio França Silva. Detalhe: Dos países latino-americanos, o CEST participou como único representante da experiência da Clínica Jurídica no Brasil.

A Profa. Glaucia Martins, Coordenadora do Curso, destaca a participação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, como a única clínica jurídica do Brasil no evento, o que é um atestado claro da qualidade da prática jurídica oferecida pela nossa instituição. Já o aluno Fábio França lembrou que estagiar no Escritório-Escola foi uma oportunidade de materializar todo conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais e de poder ver o Direito Constitucional de acesso à justiça ser efetivado.

O CEST parabeniza todos (as) os(as) docentes e alunos(as) pela participação e apresentação no evento, e pelo envolvimento com a pesquisa e compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.