21/05/2024

Dia de celebrar Nossa Senhora da Conceição

Para quem mora em São Luís e pode curtir o feriado desta quinta-feira, o fim de semana é prolongado para servidores públicos, pois tanto Prefeitura de São Luís, quanto Governo do Estado decretaram ponto facultativo em função do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo do Catar.

Na capital maranhense, assim como em várias cidades do Brasil, é feriado municipal. É Dia de Nossa Senhora da Conceição, que embora não seja padroeira da cidade – a padroeira é Nossa Senhora da Vitória –, ganhou o dia para que sejam celebradas várias homenagens.

No Santuário da Conceição, no Monte Castelo, acontece o encerramento do Festejo, e a programação de hoje é intensa, culminando com a tradicional procissão que sai da Praça Aragão, na Beira-Mar, em direção ao Santuário no Monte Castelo.

Essa procissão está sendo muito esperada pelos devotos, tendo em vista a não realização dela nos últimos dois anos por causa da pandemia de Covid-19. “Fazer essa caminhada é uma demonstração de fé e agradecimento por tudo que nossa Mãe faz pela gente, pela proteção, pelo cuidado… Sou devota de Nossa Senhora e participo do festejo há muitos anos. É muito bom que a gente possa voltar a celebrar com essa caminhada”, disse Paula Santos, moradora do Bairro de Fátima.

Neste dia 8, haverá missas o dia todo no Santuário, além de reza do Terço. A primeira começa às 6h, depois tem às 8h. Às 9h30 acontece o sobrevoo da imagem sobre São Luís. Às 10h, 12h, 15h, 17h e 19h serão realizadas missas no Santuário. E na Praça Maria Aragão, às 17h, acontece a missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana; em seguida, às 18h, ocorre a coroação de Nossa Senhora; e às 19h, a grande procissão em direção ao Santuário.

Em outras paróquias, igrejas e comunidades, a Santa também é celebrada com missas e procissões. No Ipem Angelim, a Comunidade da Paróquia Santa Paulina, encerra o festejo comemorando ainda 20 anos de caminhada na igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Neste dia 8, a programação começa às 17h, com procissão, e em seguida a missa de encerramento. Os fieis são aguardados nestes dias de celebração, que também terá a transmissão pelas redes sociais da @paroquiasantapaulinama.

A data

A data invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma data de grande significado para a Igreja Católica. Neste dia, realiza-se uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo papa Sisto IV. Entretanto nos anos 700 esta celebração já existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

Em São Luís, o primeiro altar dedicado à Imaculada Conceição, foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal; a mesma que ainda hoje é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo.

O feriado

O dia 8 de dezembro, por falta de previsão legal, não é feriado nacional. Mas, em São Luís, no dia 6 de fevereiro de 1996, a então prefeita da cidade, Conceição Andrade, assinou a Lei nº 3.432, decretando o dia como feriado municipal, de caráter religioso e obrigatório para repouso, à exceção dos serviços essenciais.

Vale lembrar que o feriado é municipal, portanto, municípios que fazem parte da Grande Ilha, a saber: Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, têm funcionamento normal em suas cidades. No Brasil, várias capitais brasileiras, além de São Luís, é feriado do dia da Imaculada Conceição em: Recife (PE), Aracaju (SE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Teresina (PI).

Rotina da cidade alterada

O feriado altera a rotina da cidade. Repartições públicas e bancos não funcionam, assim como os órgãos do Judiciário (apenas plantões), legislativo e executivo. Os supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais, podem funcionar em horário livre. O comércio, no entanto, tem permissão para abrir normalmente.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) está previsto que os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers das 10h às 22h.

Quanto aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não terá funcionamento nesta quinta-feira (8), mas as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Sobre o executivo, os órgãos do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís não terão expedientes no dia 8, porém, o funcionamento das atividades essenciais, de limpeza e de saúde, será mantido. Estado e Prefeitura também decretaram ponto facultativo na sexta-feira, 9, em razão do jogo da Seleção Brasileira, que ocorre ao meio-dia.

Com informações do O IMPARCIAL ( Patrícia Cunha )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.