27/02/2024

Dia Mundial da Fotografia: “Memória e Impermanência”

Evento gratuito promove debates e exposição fotográfica neste sábado

No sábado, 19, o Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI) retomará as comemorações do Dia Mundial da Fotografia propondo uma reflexão a partir do tema “Memória e impermanência na fotografia”. O evento gratuito é uma colaboração com o Espaço Chão SLZ e o Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais (LAM-GM), e contará com a realização de uma mesa redonda com Silvana Mendes, Márcio Vasconcelos e Jandir Gonçalves, que debaterão o tema a partir de suas perspectivas como artistas, fotógrafos e pesquisadores, além de uma sessão de fotoprojeções. A programação terá início às 16h, no Espaço Chão SLZ, localizado na Rua do Giz, 167, Centro Histórico de São Luís.

O Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, faz referência à data do anúncio oficial feito pela Academia de Ciências em Paris, reconhecendo e apresentando ao mundo a invenção do Daguerreótipo, primeira tecnologia de registro fotográfico a ser formalmente patenteada. Apesar das controvérsias envolvendo a autoria da invenção do dispositivo fotográfico, a data é uma oportunidade para celebrar e também refletir sobre a fotografia em suas múltiplas formas de existência. Diante disso, o tema central do evento, “Memória e Impermanência”, busca explorar como o conceito de tempo e permanência se transformou ao longo dos 184 anos de desenvolvimento da fotografia, questionando até que ponto essa relação tem sido afetada pelas mudanças contemporâneas na produção e no consumo de imagens. Como as imagens, muitas vezes consumidas em um ritmo acelerado, ainda podem ser veículos de memória? Como elas podem transcender o fluxo de substituição contínua e capturar o presente de uma maneira significativa?

Mesa redonda:

Os debates sobre o tema terão início às 16h, com a presença de Silvana Mendes, Márcio Vasconcelos e Jandir Gonçalves. Silvana Mendes é multiartista visual cuja prática se manifesta a partir de pesquisas sobre questões raciais, territoriais e políticas de afirmação. Na busca por ressignificar simbologias e narrativas visuais, toma como suporte a colagem, a pintura, a videoarte e a fotografia. Através de suas “afetocolagens”, busca a desconstrução de visualidades negativas e estereótipos impostos aos corpos negros no curso da história Afro-Atlântica. Márcio Vasconcelos é fotógrafo profissional autodidata e independente, dedica-se há mais de vinte anos à pesquisa e registro da Cultura Popular e Religiosa dos afrodescendentes no Brasil, especialmente no Estado do Maranhão. Seus trabalhos aliam a fotografia a uma vasta pesquisa antropológica e social. Jandir Gonçalves é pesquisador na área da cultura, realizando mapeamentos de diferentes manifestações culturais em vilarejos, povoados e comunidades quilombolas do Maranhão, compondo um rico acervo sobre as diferentes expressões culturais presentes no estado.

Fotoprojeções:

A fotoprojeção colaborativa será apresentada às 18h30, de forma simultânea nas cidades de São Luís, no Espaço Chão SLZ, e em Bragança, Portugal, no LAM-GM, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. As imagens para a fotoprojeção podem ser submetidas até o dia 17 de agosto, por meio do formulário de inscrição disponível na página oficial do evento. Qualquer pessoa pode participar disponibilizando para download, via link acessível, um conjunto composto por no mínimo 05 e no máximo 10 imagens, tendo como inspiração o tema “Memória e impermanência na fotografia”. Os ensaios serão selecionados por professores, fotógrafos e artistas do NUPPI.

A programação do Dia Mundial da Fotografia convida a explorar a complexidade da imagem fotográfica em um mundo em constante transformação, possibilitando refletir as interseções entre passado, presente e futuro por meio do olhar da fotografia. A organização do evento é capitaneada pelo Núcleo de Pesquisa e Produção da Imagem (NUPPI), em operação desde 2007, o grupo de pesquisa é vinculado ao Instituto Federal do Maranhão, campus Centro Histórico (IFMACCH), e à Universidade Federal do Maranhão, no departamento de Comunicação Social (DCS/UFMA). Posicionando-se na interseção entre os campos da arte e da comunicação, o NUPPI trabalha no desenvolvimento de investigações acadêmicas e práticas artísticas envolvendo diferentes abordagens e metodologias de pesquisa relacionadas à área da imagem.

Serviço: Dia Mundial da Fotografia

Quando: 19 de agosto de 2023, das 16h às 20:30h

Onde: Espaço Chão SLZ (Rua do Giz, 167, Centro Histórico)

Inscrições e maiores informações: https://doity.com.br/diamundialdafoto