21/05/2024

Dia Municipal dos Blocos Tradicionais será comemorado com Lançamento de Livro e Apresentações de Agremiações.

Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico e Secretaria Municipal de Cultura, celebra o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais com Lançamento de Livro e Apresentação de Agremiações

Celebração homenageará Mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco Tradicional Os Feras, falecido em 2023

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), prepara uma grande celebração, no dia 8 de maio, a partir das 18h, em comemoração ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. Instituída por meio da Lei 4.698/2006, a data que já faz parte do calendário cultural da cidade, será um tributo vibrante a esta importante manifestação cultural genuinamente ludovicense e uma homenagem ao saudoso Mestre Paulo Salaia.

O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, será comemorado em grande estilo, incluindo o lançamento do livro “Paixão ao Toque da Retinta – 50 anos de tradição no carnaval do Maranhão”, de autoria do Mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco Os Feras. O livro, publicado pela FUMPH, é uma preciosidade que narra a história dos Blocos Tradicionais, baseado em um vasto acervo compilado pelo Mestre ao longo de cinco décadas, complementado por depoimentos de outros guardiões dessa rica tradição.

A cerimônia de lançamento do livro terá lugar na sede da FUMPH, situada na Rua Portugal, 285, Praia Grande, a partir das 18h. Logo em seguida, a rua Portugal será tomada por uma grandiosa apresentação dos Blocos Tradicionais, numa festa que promete encantar e emocionar os presentes.

Os Blocos Tradicionais são uma parte intrínseca da identidade cultural de São Luís, trazendo alegria e vitalidade aos carnavais da Ilha desde a década de 1920. Sua cadência rítmica única é resultado da fusão de uma ampla gama de instrumentos, como tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés. Mais recentemente, instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho também foram incorporados, enriquecendo ainda mais os diversos estilos musicais presentes nos desfiles dos Blocos Tradicionais.

Cada Bloco Tradicional possui um figurino distintivo, caracterizado por sua exuberância e opulência em cangas, mantos, golas, chapéus, camisões, perneiras ou botas. Antigamente, as vestimentas incluíam calças e blusas de meia ou fofões de cetim, refletindo a evolução estilística ao longo dos anos.

A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais coincide com o aniversário do saudoso mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do Bloco Tradicional Os Foliões e figura de destaque no Carnaval maranhense.

A celebração contará com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, que serão representadas por 33 agremiações de Blocos Tradicionais, promovendo um espetáculo inesquecível para o público.

SERVIÇO:

Dia Municipal do Bloco Tradicional e o lançamento do livro “Paixão ao Toque da Retinta – 50 anos de tradição no carnaval do Maranhão”, do Mestre Paulo Salaia.

8 de maio de 2024, às 19h

Local: Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Rua Portugal, 285, Praia Grande.