23/05/2024
Sem categoria

Dia Nacional do Samba será comemorado neste sábado, 2

Grupo Fundo de Quintal se apresenta na Casa das Dunas

Programação de festa começa hoje (sexta-feira)  e se estende até domingo, em vários pontos da cidade

O fim de semana em São Luís está recheado de atrações musicais, a exemplo das homenagens ao samba, ritmo mais popular do Brasil, e que será festejado nesta sexta-feira, sábado e domingo. Um dos pontos altos da homenagem será o show especial do grupo Fundo de Quintal, às 21h, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea).
Hoje, a festa também acontecerá no Beco Catarina Mina (Praia Grande), às 20h, com o grupo Amigos do Samba comandando a festa “Samba, Choro & Cia”. No Casarão sem Telhado, na Rua do Giz, na Praia Grande, tem Turma do Vandico comemorando o Dia Nacional do Samba, com a presença de vários sambistas.
No Centro Cultural Vale Maranhão, o programa Pátio Aberto apresentará o show “O samba pede bênção”, com Fernanda Garcia e Nivaldo Santos, neste sábado, às 18h. O show destacará sambas de compositores maranhenses, como César Teixeira, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Patativa, e sambas do cenário nacional, dos compositores Cartola, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves e outros.
O grupo Fundo de Quintal é a atração mais esperado nesta programação alusiva ao samba. O grupo vai celebrar com os maranhenses e no palco estarão os músicos Bira (pandeiro e voz), Sereno (tantã e voz), Ubirany (repique e voz), Ademir Batera (bateria), Marcio Alexandre (cavaco e voz) e Junior Itaguaí (banjo e voz). Eles soltarão a voz e apresentarão uma seleção exclusiva de sucessos que marcaram os 40 anos de estrada do grupo, entre antigos e novos sucessos, exaltando o gingado do samba.

Fernanda Garcia e Nivaldo Santos se apresentam no sábado

Madre Deus
As comemorações pelo Dia Nacional do Samba também acontecerão na Madre Deus, também neste sábado, quando dezenas de artistas se encontrarão no Largo do Caroçudo, tendo como anfitrião o grupo Madrilenus, que fará uma apresentação especial dentro do projeto Tribuna do Samba, às 18h. Vários artistas levarão para o palco grandes sambas do cancioneiro local e nacional, como Dinho Berg, Alisson Ribeiro, Hugo Machado, Dadá Maravilha, Adão Camilo, Boscotô, Macaé, Chico Chinês, Serrinha do Maranhão, Silas Brow, Loren Marjana e Inácio da Madre Deus.
Na ocasião, haverá homenagens às escolas de samba Turma do Quinto, Império Serrano, Favela do Samba, Flor do Samba e Mangueira. Este será o quarto ano em que o Conjunto Madrilenus celebra a data convidando os artistas locais e dando espaço para a valorização do samba maranhense.
“Há três anos estamos com essa tradição de comemorar o Dia Nacional do Samba, que tem sido um sucesso de público e onde temos tido a honra de receber no palco, grandes artistas maranhenses, aqueles que fazem o samba acontecer na nossa cidade, que fortalecem a cena local. Será uma grande roda de samba aberta a todos”, disse Silvério Boscotô, do Madrilenus.
Casa Fundo de Quintal no Sacavém
No domingo, a festa continua a partir das 13h no Fundo de Quintal (Sacavem). Para celebrar os 30 anos do espaço, uma das mais antigas e tradicionais casas de samba de São Luís promove uma festa com vários convidados que vão exaltar o samba, pagode, além de outros ritmos. Entre as atrações do evento, o Grupo Palmares, Samba da Feirinha, Madrilenus, Amigos do Samba, Josias Filho, Cupim, Márcio Buna, Ricardo Gogó de Ouro, Preto Nando, Inácio Pinheiro e Fábio Alta Tensão.
Madrilenus é uma das atrações domingo no espaço Fundo de Quintal)
Saiba mais
O Dia do Samba foi criado por decreto-lei e a data é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que, ao longo de muitos anos, fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira.
Serviço
O quê
Programações em homenagem ao Dia Nacional do Samba
Quando
Hoje e sábado
Onde
Beco Catarina Mina (Praia Grande), Casarão sem Telhado (Rua do Giz), Casa das Dunas (Avenida Litorânea) e Centro Cultural Vale Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.