Após polêmica que envolveu ação judicial, as eleições para formação da lista tríplice de Reitor e Vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), chamada Consulta Prévia, acontecem nesta sexta-feira (21). São quatro candidatos a Reitoria e sete para Vice-Reitoria.

Como acontece a consulta?

A Consulta Prévia para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMA para o quadriênio 2023-2027 será totalmente virtual. Para a realização desse processo, a Comissão contou com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que implantou o sistema Helios Voting, uma plataforma segura, que possui uma cabine de votação on-line e que controla o início e término da eleição, que será das 8h às 22 horas, no dia 21 de julho de 2023.

Comissão Eleitoral preparou tutoriais explicativos para facilitar o acesso dos eleitores à Cabine de Votação On-Line. A Comissão Eleitoral dividiu o tutorial em dois segmentos: um, voltado para os discentes, e o outro, para os servidores (docentes e técnicos). Para acessar o tutorial correto, selecione a opção abaixo: discente ou servidor.

Quem são os candidatos?

Para a Reitoria, são quatro candidatos: Isabel IbarraLuciano FaçanhaFernando Carvalho e Wener Miranda.

Isabel Ibarra
Luciano Façanha
Fernando Carvalho
Wener Miranda

Para a Vice-Reitoria, são sete candidatos. Benedito Viana Freitas, Dimas dos Reis Ribeiro, Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi), Leonardo Silva Soares, Marcelino Silva Farias Filho, Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Ridvan Nunes Fernandes.
Confira o Programa de Gestão de cada um deles clicando no nome de cada um.

Benedito Viana Freitas
Dimas dos Reis Ribeiro
Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi)
Leonardo Silva Soares
Marcelino Silva Farias Filho
Maria do Carmo Lacerda Barbosa
Ridvan Nunes Fernandes

Resultados

O resultado da Consulta Pública será divulgado ainda no dia 21, depois da apuração dos votos, no portal Processo Eleitoral 2023. Após a apuração dos resultados da Consulta Pública, o CONSUN formará duas listas tríplices, cada uma composta pelos três candidatos mais votados aos cargos de reitor e vice-reitor, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação, em até 60 dias antes de finalizar a atual gestão. Na sequência, o Presidente da República indicará os nomes do novo reitor e vice-reitor.