Uma cena para não ser esquecida. Assim pode ser classificada a sessão de abertura do 34º Festival Guarnicê de Cinema, que aconteceu na noite da segunda-feira, 03 de outubro, no Auditório Central do Campus do Bacanga.
Tudo foi preparado com os mínimos detalhes pela organização do evento, que presenteou aos convidados cenas de um filme, onde não faltaram discursos das autoridades presentes, dos apoiadores, homenageados, fechando com a riqueza da nossa diversidade cultural com a presença da Banda Infinty Jazz Band.
Outro destaque da noite foi à presença do homenageado Gero Camilo, ator, poeta e dramaturgo, que ao ser chamado pela produção, fez um recital poético, saudando a todos e ao mesmo fazendo votos de um grande festival. O homenageado maranhense, o decano operador cinematográfico Celso Aquino, também fez uso da palavra. Os dois foram muito ovacionados pela platéia.
A sessão foi encerrada com a exibição do filme Quebrando o Tabu, cujo argumento foi escrito por Fernando Henrique Cardoso e dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade.
O festival é realizado pela UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais. O evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, da Vale, da Petrobrás e tem apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Restaurante Feijão de Corda e Fundação Sousândrade.
O 34º Festival Guarnicê de Cinema apresentará até sexta-feira (7) vasta programação de mostras de vídeos e filmes, além de exposições de artes plásticas e o lançamento do livro e DVD Quatro Baianos Porretas, do renomado cineasta brasileiro Silvio Tendler. O evento é aberto ao público e está sendo realizado no Auditório Central da UFMA e no auditório Rosa Mochel, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.
Segundo Dia: Terça-feira, 04
A programação do segundo dia do Festival Guarnicê (04 de outubro) terá no Auditório Central do Campus Universitário da UFMA, às 08h30, o início da Mostra Guarnicêzinho Animada. Já às 10h começa a exibição da Mostra Filme Longa Metragem Nacional “O Veneno Está Na Mesa”, de Sílvio Tendler. Em seguida, às 12h tem o Cine Música e às 14h começará a Mostra Competitiva de Vídeos (Bloco 1).
Já às 16h inicia a Competitiva de Filmes 35 mm de Média e Curta Metragem. Ás 18h tem Cine arte e às 19h, Competitiva de Filmes 35 mm Longa Metragem. Às 21h30, uma atração folclórica fechará a noite. No mesmo dia, no Auditório Rosa Mochel do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, às 09h começa o Bloco 1 do 14º Troféu para o Concurso Mostra Refestança (Prêmio Nego Chico).
Exposições e Lançamentos
Já às 15h terá início o Bloco 2 do 14º Troféu para o Concurso Mostra Refestança (Prêmio Nego Chico). A agenda do Festival Guarnicê de Cinema terá ainda as exposições “A Solidez de Glauber”, com concepção de Eugênio Araújo e realização dos Alunos do 1º Período do Curso de Licenciatura em Artes Visuais; “Arte Alternativa no Cinema”, painel em grafite, e “Exposição Fotográfica” Gero Camilo e Celso Aquino dos Santos, dois homenageados do 34º Festival Guarnicê de Cinema.