20/05/2024

Emoção e alegria contagiam participantes do Cortejo em homenagem a Gonçalves Dias promovido pela AML

Algumas ruas do centro da cidade ganharam uma atmosfera de festa com um programa repleto de poesia, teatro e música instrumental em um Cortejo dedicado ao poeta maranhense Gonçalves Dias, nesta última quarta-feira.

A iniciativa atraiu a atenção de muitos transeuntes e alguns turistas, que passavam pela rua da Paz e praça João Lisboa, e mudaram de rota para seguir acompanhando o séquito até a rua de Santana, onde se encontra a casa na qual viveu a musa do poeta romântico, Ana Amélia.

O grupo de atores Tramando Teatro representou os personagens de Gonçalves Dias, Ana Amélia e amigos, trajados com figurino do século XIX. Um conjunto musical à base de flauta, violão e pandeiro acompanhou o percurso dando o tom em melodias de choros, valsas, maxixes e sambas, que embalaram o final da tarde.

Após a cerimônia de descerramento de uma placa na casa de Ana Amélia, a homenagem continuou na praça Gonçalves Dias, com apresentação musical de Wendel Cosme e Grupo e recital de poesias com a participação dos membros da Academia Maranhense de Letras e convidados.

O passeio feito de música e poesias faz parte das homenagens prestadas ao bicentenário de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, organizadas pelo Comitê Especial Gonçalves Dias 200 Anos, da Academia Maranhense de Letras (AML).

O maranhense Gonçalves Dias completa seu bicentenário de nascimento no dia 10 de agosto. Considerado o mais importante poeta do Romantismo brasileiro, foi também etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Foi membro criador da Escola Indianista ou Panteísta. Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

As comemorações se estendem durante o mês de agosto com a realização de palestras com o professor, membro da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin; e da escritora Ana Miranda; além de lançamento do Selo Oficial Gonçalves Dias 200 Anos; exposições e lançamentos de livros.