22/02/2024

Encontro dos bois de zabumba é adiado

O encontro dos grupos de Bumba-meu-boi de Zabumba, que aconteceria neste sábado (15), foi adiado para o dia 29. Segundo a organização do evento, a falta de apoio provocou a mudança de data.

Principal organizador do encontro, mestre Basílio Durans relatou que tem enfrentado várias dificuldades para o encontro, como a ausência de apoios por parte do Estado e município e também a não-aprovação do projeto do evento para receber recursos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“A maioria dos grupos de boi de zabumba ficou de fora dos principais arraiais realizados nos últimos festejos juninos. Esse ano, muitas brincadeiras tiveram atividades só em arraiais comunitários e em associações religiosas”, disse Mestre Basílio.

De acordo com a organização do encontro dos Bois de Zabumba, o evento mudou de data, mas está mantido no mesmo local, na avenida Newton Bello, Monte Castelo.

O evento acontece desde 1994, por iniciativa do Mestre Basílio Durans. E, em 2016, ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria ‘Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural’.

Informações do Jornal O Imparcial