20/05/2024

EQUATORIAL MARANHÃO ENTREGA FRASCOS DE VIDRO PARA DOAÇÃO DE LEITE PARA RECÉM-NASCIDOS

Na última quarta-feira (31.08) a Equatorial Maranhão, por meio do programa E + Reciclagem, realizou a doação de frascos de vidro com tampa de plástico para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).

Os frascos são destinados ao armazenamento do leite doado para a alimentação de recém-nascidos. Ao longo do mês de agosto, as equipes da MACMA desenvolveram diversas atividades voltadas ao incentivo da amamentação na campanha Agosto Dourado. E a ação do E+ Reciclagem encerrou o mês como mais um estímulo e conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

Devido à dificuldade de se encontrar este tipo de recipiente específico para o armazenamento de leite humano para viabilizar a doação, a MACMA buscou a Equatorial Maranhão para que essa parceria fosse firmada e os potes pudessem ser arrecadados. Dessa forma, os postos de coleta do projeto seguem recebendo doações de frascos de vidro de forma contínua todos os anos; e além de ajudar a manter a saúde e até salvar a vida de vários bebês, a doação é também um ato de preservação ambiental, pois o vidro que iria para o lixo passa a ter um papel fundamental na rotina de muitas pessoas.

Para a supervisora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Irenildes Rodrigues Costa, a parceria com o E+ Reciclagem é muito importante e ajuda a ampliar o alcance das doações. “A gente agradece a Equatorial por essa parceria, hoje nos trouxeram 88 frascos de vidro com tampa plástica, onde a gente armazena e pasteuriza o leite humano. Esses frascos são muito importantes para os bancos de leite, costumamos dizer que os frascos salvam vidas, pois quando não os temos, não conseguimos fazer a doação de leite para os bebezinhos prematuros que sobrevivem do leite humano. Essa união é muito importante, agradeço muito à Equatorial e que a gente continue com essa parceria que também evita jogar vidro no meio ambiente”, pontuou Irenildes Costa.

Já para Nayane Madeira, Supervisora de Projetos da Equatorial Maranhão, a campanha de arrecadação de frascos de vidro estimula a rede de apoio às mães que amamentam e busca ampliar a participação de outras pessoas dispostas a ajudar. “O projeto E+ Reciclagem faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia e atua há mais de 10 anos contribuindo com ações de responsabilidade socioambiental no Maranhão. Hoje estivemos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão doando esses frascos de vidro que vão contribuir para quem tem a oportunidade de doar e receber leite materno. É com grande satisfação que participamos desse momento, pois sabemos que além de dar a destinação correta aos potinhos de vidro, também ajudamos a salvar vidas”, complementou Nayane.

Entenda a importância das doações

O leite é a primeira alimentação humana e fonte dos principais nutrientes para a manutenção saudável da vida de crianças até os seis meses de idade (amamentação exclusiva); por isso é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo essencial para a proteção imunológica e desenvolvimento físico, afetivo e psicológico. Assim, é muito importante fomentar ações capazes de ampliar o alcance das doações, como a doação de frascos. Além disso, é indispensável incentivar a participação de possíveis mães doadoras de leite e conscientizar aquelas que podem receber as doações.

Já o vidro é responsável por conservar o leite humano de forma saudável até servir de alimento ao recém-nascido que irá recebê-lo. Durante o processo de doação, o leite humano extraído pode ficar em potes de vidro com tampa plástica no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.

Diante disso, qualquer pessoa pode contribuir com esse ato de solidariedade doando frascos de vidro com tampa de plástico (modelos como o de café solúvel). Não são aceitos frascos com tampa de metal. Todos os frascos passarão pelo processo de higienização e esterilização conforme os padrões exigidos para o adequado armazenamento do leite doado. Vale ressaltar que para esta campanha específica não há bônus na conta de energia, pois todos os frascos recebidos serão doados para o Banco de Leite Humano.

Saiba onde doar

A doação de potes pode ser feita em um dos postos sinalizados do E+ Reciclagem, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados das 8h às 12h, nos seguintes endereços:

• Posto E+ Reciclagem do Centro Elétrico: Av. Guajajaras, 416 –Tirirical;

• Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab;

• Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia (Próximo a churrascaria Passo Fundo);

• Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha – Altos do Calhau (na rua do Colégio Upaon Açu).

Já para a doação de leite em São Luís, a lactante pode se deslocar até um dos bancos de leite localizados na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Juvêncio Mattos e HUUFMA; ou solicitar uma visita domiciliar. Já no interior do estado, os pontos ficam nos bancos de leite das cidades de Caxias e Imperatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.