28/05/2024

ESCOLA ENEY SANTANA: 50 ANOS EDUCANDO COM AMOR E INCLUSÃO

No Maranhão a 1º APAE fundada foi em São Luís, em 10 de março de 1970, tendo como marco inicial da Associação a criação da Escola Eney Santana; implantada em 25 de março de 1971 e mantida pela APAE de São Luís. Nessa sexta (25.03) a Escola Eney Santana completa 50 anos de muitas lutas e sucesso, e acima de tudo, muitas vidas transformadas com a educação de pessoas com deficiências.

 A programação da solenidade alusiva ao aniversário começa às 8H e vai contar com celebração eucarística, homenagens a professores da escola e a apoiadores da obra de ampliação da escola: a influencer Thaynara OG; Instituto Alcoa e Receita Federal.

Segundo o Pres. da APAE de São Luís, entidade mantenedora da escola, Sebastião Vanderlaan Rolim “o momento atual é de muitos investimentos na ampliação das estruturas para a ofertas de mais vagas; além do compromisso de promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

Vale ressaltar que a orientação pedagógica da Escola Eney Santana visa minimizar as diversidades e propiciar a inclusão, ofertando à comunidade vários níveis de educação especializada a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, nos níveis de Ensino Fundamental (Escolarização Inicial) e Educação de Jovens e Adultos com Oficinas Profissionalizantes, atividades complementares de Artes-Cultura, Educação Física e Desporto e Informática Educacional.

A escola conta ainda com os serviços oferecidos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

E sob a coordenação do Serviço Social, por meio do Núcleo de Atenção à família, os familiares de alunos da Escola Eney Santana contam com suporte e orientação, acesso a cestas básicas doadas por parceiros, suporte na marcação de consultas e outros encaminhamentos assistenciais.

A interação escola junto à comunidade é realizada por meio de encontros, palestras, seminários, um dia especial na escola e outros eventos (datas comemorativas). Desta forma, ao longo dos anos a escola obteve várias conquistas com a inclusão de crianças para o ensino regular, de jovens para o mercado de trabalho, dos grupos artísticos e esportivos, com participações vitoriosas em festivais e paraolimpíadas municipais, estaduais e nacionais.

 Essa caminhada continua forte, com o compromisso e a responsabilidade de realizar um trabalho de qualidade, articulando mais parcerias para respeitar e valorizar as pessoas com deficiência,  suas peculiaridades e diferenças, e assegurar-lhes o exercício pleno de sua cidadania.

PROGRAMAÇÃO “50 ANOS DA ESCOLA ENEY SANTANA” – 25/03 – Das 8H às 11H

8h – Início Solenidade / Hasteamento de Bandeiras com Banda do 24° Bis

8h30 Homenagens – Professoras Escola Eney Santana

9h – Celebração Eucarística

10h – Homenagem apoiadores da ampliação da Escola Eney Santana (Thaynara OG, Instituto Alcoa, Receita Federal).

10h30 – Celebração 50 anos – Parabéns Escola Eney Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.