27/05/2024

Especialista do HU-UFMA fala sobre medidas de prevenção no combate à hipertensão arterial

São Luís (MA) – Dia 26/04 é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial que tem o objetivo de informar sobre o tratamento da doença e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. A nefrologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, Érika Carneiro, explica que a hipertensão arterial é uma doença crônica que altera a pressão dentro dos vasos sanguíneos, que pode causar prejuízo em órgãos importantes como cérebro, coração, rins e vasos sanguíneos.

“Na maioria dos casos é predisposição genética, ou seja, quadros de hipertensão familiar, porém especial atenção aos casos de hipertensão em jovens (pode ser por causas secundárias como mal formação de vasos sanguíneos, alterações em hormônios, doença renal…) e indivíduos muito idosos que não tinham hipertensão e subitamente apresentam”, esclarece a médica.

De acordo com a especialista, a prevenção passa por um conjunto de medidas como exercício físico mínimo de 150 minutos por semana; evitar comidas industrializadas; comer com pouco sal; beber bastante água, dois litros por dia, e evitar sobrepeso e obesidade. Para o tratamento medicamentoso, os principais com impacto cardiovascular são bloqueadores do sistema renina-angiotensina, bloqueadores de canais de cálcio e diuréticos.

A maioria dos casos de hipertensão é tratada na atenção primária à saúde, nas unidades básicas de saúde. O HU-UFMA/Ebserh oferece serviços de média e alta complexidade em especialidades como  cardiologia, nefrologia e endocrinologia que tratam das complicações da hipertensão, além da Liga Acadêmica de Hipertensão Arterial.  A Liga Acadêmica de Hipertensão Arterial foi criada no Hospital Universitário, em abril de 1999, e é integrada por uma equipe multidisciplinar, que presta assistência com atendimento ambulatorial atuando em medidas de prevenção primária (controle dos fatores de risco e orientação na mudança de hábitos de vida) e na pesquisa científica.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.