19/04/2024

ESPETÁCULO “O AUTO DA COMPADECIDA” É O GRANDE DESTAQUE DO FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA, EM SÃO LUÍS

A apresentação será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado, em São Luís.

SÃO LUÍS – No ano em que o filme “O Auto da Compadecida”, adaptação da obra de Ariano Suassuna, completa 20 anos, o Festival Amazônia Encena na Rua presenteia o público de São Luís com uma apresentação gratuita de releitura consagrada.

O Grupo Maria Cutia de Teatro (de Belo Horizonte, Minas Gerais), com concepção e direção geral do renomado diretor Gabriel Villela, chega com sua versão mineira de “O Auto da Compadecida”, que promete encantar os presentes.

Estreada em 2019, a adaptação do grupo belo-horizontino traz visão criativa e autêntica do clássico. Em cena, inspirações no Movimento Tropicalista e no barroco mineiro, que aparecem no visual e composição dos figurinos, cenário e objetos cênicos.

A personagem da Compadecida, interpretada por Mariana Arruda, também ganha acento tropicalista, com menção à cantora Gal Costa, ostentando flores na cabeça e usando um manto azul que remete às águas do Rio São Francisco, símbolo de uma grande mistura cultural.

O elenco é composto por atores versáteis que, além de atuarem, também cantam e tocam instrumentos ao vivo, trazendo uma riqueza musical para a peça. A trilha sonora, assinada por Babaya, Fernando Muzzi e Hugo da Silva, inclui canções icônicas de grandes nomes como Roberto Carlos e Caetano Veloso, proporcionando um ambiente vibrante e cheio de brasilidade.

A montagem de Gabriel Villela destaca-se por sua estética própria, onde os personagens parecem seres encantados, em uma trama que combina o realismo fantástico com elementos da cultura brasileira, como o Carnaval.

A história continua centrada no julgamento divino dos personagens, com destaque para João Grilo, um anti-herói carismático e astuto que engana todos os que cruzam seu caminho.

“O Auto da Compadecida” em São Luís

O espetáculo “O Auto da Compadecida”, do Grupo Maria Cutia, é a grande atração do XIV Amazônia Encena na Rua, proporcionando uma viagem visual e sonora inesquecível para o público.

A apresentação será realizada neste sábado (12), às 18h, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Oportunidade única de vivenciar uma obra-prima da cultura brasileira, reimaginada por talentosos artistas do teatro nacional.

Cia. Maria Cutia

A Cia. Maria Cutia, criada em 2006 pelos atores Mariana Arruda, Leonardo Rocha e Hugo da Silva, sempre nutriu o desejo de trabalhar com o diretor Gabriel Villela. Em 2018, esse desejo se concretizou quando Villela escolheu nada menos que o clássico “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, um dos textos mais amados do teatro brasileiro para trabalharem juntos.

Em agosto de 2023, a montagem da Cia Maria Cutia completa 5 anos e convida o público maranhense a comemorar com o grupo, que já viajou por diversos estados brasileiros e países do mundo todo, e estreia em 2023 em solos maranhenses.

O evento é gratuito e conta com recursos da Lei Rouanet. Idealizado pelo O Imaginário, é realizado com patrocínio Master da Energisa e Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

Espetáculo: “O Auto da Compadecida”, do Grupo Maria Cutia (MG);

Data: neste sábado, 12 de agosto;

Horário: 18h;

Local: Praça Nauro Machado (no Centro Histórico de São Luís).

O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.