24/02/2024
Sem categoria

Estréia estadual do filme “Quebrando o Tabu” será nesta segunda-feira no 34º Festival Guarnicê de Cinama

A estréia estadual do filme “Quebrando o Tabu”, do diretor Fernando Grostein Andrade, será nesta segunda-feira (03), às 18h30, durante a cerimônia oficial de abertura do 34º Festival Guarnicê de Cinema, que acontecerá no Auditório Central do Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. O festival acontecerá desta segunda (03) até sexta-feira (07), no Campus Universitário do Bacanga. A entrada é gratuita.

O argumento do longa-metragem “Quebrando o Tabu” (80 minutos, 2011, classificação 18 anos) foi escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O documentário apresenta depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Anthony Papa, Ruth Dreifuss, Paulo Coelho, Drauzio Varela, Ethan Nadelmann. A produção é de Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck.

O 34º Guarnicê é uma promoção da UFMAniversidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Rest. Feijão de Corda e Fundação Sousândrade. Paulo Rogério da Silva, conhecido como Gero Camilo, nasceu em Fortaleza (CE).

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o âncora do filme. Na época em que era presidente da República, FHC disse que tinha menos consciência do tema que atualmente. “A violência não estava tão forte”, afirmou. Fernando Henrique acreditava que erradicar a maconha seria o caminho ideal para combater o tráfico. O assunto foi levantado por FHC com o intuito de tentar reduzir o uso de drogas.

Ele afirma que não adianta colocar as pessoas na cadeia e que é a favor da descriminalização do uso de qualquer droga, mas não que seja favorável a legalização ou ao uso da mesma. Tratada como tema principal do documentário, a descriminalização de drogas é discutida por políticos e personalidades, que falam sobre as falhas no combate ao tráfico e contam experiências pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.