20/04/2024

Estudantes de Relações-Públicas da UFMA lançam a edição comemorativa de 30 anos da Revista RP Alternativo

SÃO LUÍS – Na próxima sexta-feira, dia 14 de julho, alunos de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizarão o lançamento da edição comemorativa de 30 anos da RP Alternativo, Revista Institucional referência dentro do curso de Comunicação Social. O evento ocorrerá durante a Feira Expositiva dos Cursos de Comunicação da UFMA, na praça do Centro de Ciências Sociais (CCSO) da Universidade, às 15h.

 

A RP Alternativo é, historicamente, um produto da disciplina de Planejamento de Revista Institucional, do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Ufma, e faz parte da trajetória de graduação de comunicadores maranhenses desde 1993, ano em que foi criada. Neste semestre, os 30 anos serão celebrados por meio de uma edição comemorativa, que além de contar a história da revista, abordará temáticas relevantes tanto na área das Relações Públicas (RP), quanto da Comunicação de modo geral.

 

A publicação, que será disponibilizada em formato digital, é coordenada pela professora, jornalista e relações-públicas Sarah Fontenelle Santos, Doutora em Estudos da Mídia, que além de ministrar a disciplina de Planejamento de Revista Institucional, também lidera a produção textual e gráfica, em conjunto com o professor e jornalista Franklin Douglas Ferreira, Doutor em Políticas Públicas. Nesta edição, os graduandos em jornalismo da turma de Design da Notícia fizeram parte da execução do Projeto Gráfico da revista.

 

“É com muita alegria que chegamos à culminância deste projeto, oferecendo mais um caminho para a formação dos estudantes de RP. A revista é mais do que um produto final de disciplina é também uma contribuição para os novos ingressantes na profissão.”, ressaltou Sarah Fontenelle.

 

Para Franklin Douglas, a revista possibilita o exercício da vivência da redação, do texto para a revista, suas particularidades e características. “Especialmente a RP Alternativo, com tão longa duração, o desafio de não deixar passar em branco mais um ano de sua edição. Sem dúvida, uma satisfação em ter participado do projeto com a Professora Sarah e as duas turmas envolvidas”, apontou.

A REVISTA RP ALTERNATIVO

Em 1993, quando foi lançada, a RP Alternativo era disponibilizada em formato de Boletim Informativo, com cerca de quatro páginas, na disciplina de “Redação em Relações Públicas II”. Posteriormente, no segundo semestre de 1995, tornou-se um jornal com oito páginas, e, finalmente, em 1997 o formato de revista foi implementado. A partir de 2007, com a mudança do currículo, a disciplina original se tornou a atual “Produção de Revista Institucional”. Entre as principais editorias está a de “Pratas da Casa”, que aborda entrevistas com ex-alunos do curso, e “Conhecendo o Mestre”, que apresenta os professores da graduação e pós-graduação da Comunicação na universidade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

O QUE? Lançamento da edição comemorativa de 30 anos da Revista RP Alternativo

ONDE? Praça do Centro de Ciências Sociais (CCSO) da Universidade Federal do Maranhão, durante a Feira Expositiva dos Cursos de Comunicação da UFMA.

QUANDO? No dia 14 de julho, às 15h.