14/04/2024

Evento marca solenidade e espetáculo de formatura em teatros de São Luís

Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM) promoverá, às 19h, Espetáculo Teatral e Solenidade de Formatura da turma Mosaico, do Curso Técnico em Teatro.

O Espetáculo acontecerá, nesta quinta-feira (12), no Teatro Arthur Azevedo, e a Formatura dos alunos ocorrerá, nesta sexta-feira (13), no Teatro João do Vale. Desde o início de suas atividades, em março de 1997, o CACEM já formou mais de 230 atores e atrizes.

O nome “Mosaico” faz referência a composição e organização desta turma na instituição, numa diversidade de pessoas, oriundas de turmas diversificadas já iniciadas em períodos diferentes, que praticaram conhecimentos do fazer teatral como recorte e colagem formando um só mosaico.

A turma apresentará ao público maranhense, no palco do Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo Mosaico, que é constituído pelas esquetes: “Precisa-se de um personagem”, de Franckestenio Teixeira, adaptação do formando Luís Fernando Ramos; “Uma peça curta para duas”, adaptação de Jéssica Montes e Tons de Maria, a partir das dramaturgias de Marcelo Flecha e Lucas Durão; entre outras apresentações.

O Curso Técnico em Teatro consiste em um rol de 12 conteúdos curriculares, ministrados em três períodos ao longo de 1 ano e seis meses, contemplando a carga horária de 1.090 hora-aulas.

O curso promove a seleção de novos atores geralmente a cada semestre. A prova de seleção para o curso ocorre em três dias envolvendo saberes práticos e teóricos do fazer teatral.

O CACEM iniciou suas atividades em março de 1997, neste estágio sendo conveniado com a Secretaria de Estado da Cultura. Em 1999, foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, passando para a Secretaria de Estado da Educação em outubro de 2021.

Formandos

A Turma “Mosaico” de Prática de Montagem CTT 02 é a de número 141 a se formar no CACEM, e é composta pelos formandos:

Alice Morais Ribeiro, Beatriz Alexia Pereira AlvesDaniel Durans RibeiroDavid Cássio Silva de JesusFabianne Vianna Rodrigues FerreiraFrancyelle Viegas AlvesIdiandra Cantanhede Nunes, Jéssica Braga Monteiro, Luiz Fernando Ramos dos SantosMaria Clara Viana Cardoso, Miriam Mendes NunesMirinele Araujo CostaPedro Vitor Oliveira SerraSilas Eduardo Carvalho OliveiraThársis Gabrielle Araújo e Silva Belém.